TRE indefere 30 candidaturas

Dentre as candidaturas indeferidas, está a do vice-presidente do PCdoB, Luiz Carlos Orro, que concorre a uma vaga na Câmara Federal – ele vai recorrer ao TSE. Disputas jurídicas estão marcando a disputa no Tocantins – o TRE, atendendo a pedido da colig

Jornal do Tocantins


Agenda dos candidatos Marcelo Miranda (PMDB), visitou Lagoa da Confusão, Cristalândia e Nova Rosalândia. Leomar Quintanilha (PCdoB) esteve com sua caravana em Conceição do Tocantins e Arraias. Professor Elísio (PSOL) visitou moradores do setor Santa Fé e o Jardim Aureny IV. Hoje Siqueira Campos (PSDB) irá a Sucupira e Figueirópolis. Marcelo estará em Couto Magalhães, Juarina, Bernardo Sayão e Arapoema. Quintanilha visita Combinado, Novo Alegre, Lavandeira e Taguatinga. Elísio participa de seminário da Apae e segue para Araguaína.


 


Silvalino quer mais educação O candidato a vice-governador pelo PSOL enfatizou, na TV Anhanguera, a preocupação em erracadicar o analfabetismo e em incentivar a micro e pequena empresa. A candidata a vice-governadora Angela Maria Barbosa Araújo, do PSDC, dá entrevista hoje.


 


Trinta candidaturas indeferidas pelo TRE Foram 19 renúncias e 30 indeferimentos, entre eles ex-prefeitos, ex-gestores públicos e dirigentes de partidos, inclusive o vice-presidente do PCdoB, Luiz Carlos Orro. O partido campeão de indeferimentos é o PFL. No caso de Luiz Carlos Orro de Freitas, o problema está no domicílio eleitoral, considerado irregular. Ele vai recorrer ao TSE e continuar a campanha – provavelmente chegará ao dia da eleição sub judice.


 


Palanque Eletrônico Miranda mostrou números da área habitacional, educacional, geração de emprego e ferrovia Norte-Sul. Siqueira destacou pontos negativos na área da saúde, falou dos casos de cegueira em Araguatins e também comparou os investimentos na área da saúde no Governo de Siqueira e no de Marcelo. Quintanilha criticou o alto custo da energia num estado produtor de eletricidade e propôs reduzir o valor da energia. Elísio destacou os altos índices de analfabetismo. Capitão Azevedo destacou projetos na área da saúde.


 


Rabelo pode renunciar O deputado federal Maurício Rabelo (PL) disse que seu principal interesse é defender sua honra: “Ainda não sei se renunciarei à candidatura nesta eleição. Vou analisar o caso e consultar minha família e meus companheiros políticos antes de tomar esta decisão”.


 


Lula no Tocantins Alan Barbiero disse Lula “tem uma viagem marcada para Belém (PA) e na volta pode ser que passe pelo Estado para se reunir com lideranças. Mas até agora não existe nada confirmado”. A coordenação da campanha de Lula no Estado articula a vinda dos ministros Tarso Genro (Relações Institucionais), Gilberto Gil (Cultura), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Luís Carlos Guedes Pinto (Agricultura) e Luiz Marinho (Trabalho).


 


Petista e pepista com Siqueira O vice-prefeito de Santa Fé, Adelbânio Ferreira Silva (PT), declarou apoio à candidatura de Siqueira Campos ao Governo. O prefeito de Muricilândia, Rubens Gonçalves de Aguiar (PP), que estava com Marcelo, decidiu voltar para o reduto siqueirista.


 


Novo secretário José Humberto está respondendo interinamente pela Secretaria de Governo do Estado. Humberto é de Goiás e filiado ao PMDB há muitos anos. Ele teria vindo ao Tocantins a convite do deputado federal e presidente do PMDB do Tocantins, Osvaldo Reis.


 


Liminar obriga Governo a demitir Liminar do TRE-TO, atendendo a uma ação de UT, determinou que o Governo do Estado exonere 1.260 servidores comissionados que foram contratados entre 1º de julho deste ano até ontem. Em outra liminar, o TER decidiu que o Governo só poderá utilizar os recursos do empréstimo de US$ 106 milhões para construção de pontes e estradas no Estado após o período eleitoral.


 


TCE julga irregulares as contas da Seduc  O Tribunal de Contas do Estado julgou irregulares as contas de 2003 da Secretaria da Educação do Estado. O tribunal considerou que houve gestão antieconômica, que teria resultado em dano injustificado ao erário público, já que os conselheiros avaliaram que não ficou demonstrado qual o real motivo para a desclassificação da empresa vencedora e a substituição pela segunda colocada na licitação para aquisição de mobiliário, utensílios domésticos e material de expediente para o Colégio Estadual Jardim Paulista.



 


Prefeito de Araguacema permanece no cargo O prefeito de Araguacema, José Américo Carneiro (PL), e o vice-prefeito, Severino Martins de Oliveira (PMDB), continuam no cargo. Um dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins pediu vistas do processo de cassação de mandato de ambos, adiando o julgamento. Acusados de compra de voto, José Américo e Severino foram condenados à perda de mandato e à inelegibilidade pela juíza da 24ª Zona Eleitoral de Araguacema, Amélia de Alarcão..


 


Posse no TRE Foi empossado, como juiz-membro, José Roberto Amêndola, que já havia atuado no tribunal de agosto de 2003 a agosto de 2005.


 


Operação Galáticos A Polícia Federal prendeu durante a operação Galáticos 66 pessoas acusadas de participar de uma quadrilha envolvida com desvio de dinheiro de contas bancárias utilizando a Internet. Cerca de 400 policiais federais de Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Pará e Pernambuco participaram da operação, no cumprimento de 70 mandados de prisão. O número de detidos superlotou a detenção da PF em Imperatriz (MA), fazendo com que eles fossem transferidos para a cidade tocantinense de Augustinópolis. Os integrantes da quadrilha utilizavam programas do tipo “Spyware” para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos.


 


Incêndio se alastra no Jalapão A vegetação de cerca de 12 mil hectares da Serra do Espírito Santo já foi destruída.O Parque do Jalapão fica localizado nos municípios de Mateiros e São Félix e corresponde a uma área de mais de 158 mil hectares. Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), 19 pessoas entre brigadistas, funcionários do parque e homens do Corpo de Bombeiros da Capital estão trabalhando para conter as chamas.


 


clebertoledo.com.br


Mourão com Marcelo O prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), apareceu, publicamente, pela primeira vez ao lado de Marcelo (PMDB), durante caminhada em Cristalândia. Mourão anunciou há duas semanas que não apoiaria Leomar Quintanilha. Dentro do PT, a decisão do prefeito de Porto é vista como ''um erro de avaliação''.


 


''Siqueira começou a perseguir antes de entrar no governo'', diz Ângela A coordenadora jurídica da coligação Aliança da Vitória, Ângela Marquez, respondeu à decisão do TRE de determinar a demissão dos cargos CAD do governo do Estado com uma declaração política: ''O Siqueira começou a perseguir antes de entrar no governo''. A Secretaria Estadual de Fazenda, que perderá cerca de 400 servidores. ''A Secretaria da Fazenda terá que fechar as portas'', afirmou.


 


Célio Moura x oligarquias O candidato a senador pelo PT disse que ''a educação no Tocantins é uma vergonha, quem afirma isso não sou eu é o diagnóstico do último ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio – avaliação feita pelo Ministério da Educação e que coloca o Estado do Tocantins em penúltimo lugar no Brasil'', acrescentando que se eleito senador vai ajudar o presidente Lula a aprovar o Fundeb, lutar pela transformação da Fundação Universidade de Gurupi em universidade federal e pela implantação de cinco escolas técnicas. ''A renda percapita do Tocantins é uma das mais baixas do País, o estado está em primeiro lugar em se tratando de trabalho escravo e 60% de sua população é analfabeta, afinal o que esses políticos de carterinha, filhos de oligarquias que querem perpetuar no poder fizeram para reverter esse quadro? É por isso que quero ser senador, para mudar essa realidade que envergonha a todos'', completou o candidato.


 


Mudança Pra Valer x UT ''Diz-me com quem andas…..
A complementação do adágio acima é óbvia e cai como uma luva em tempos de sanguessugas.
Entendem os principais juristas brasileiros, que os mandatos políticos, sejam de vereador até a presidente da República, aos partidos pertencem e, não aos candidatos. Tal premissa tem com base o fato de que para ser candidato, uma pessoa tem que estar sob a guarida de um partido, sem mandato.
Se é assim, se um político ou candidato de determinado partido é acusado de corrupção – com fartas provas documentais, como é o caso dos sanguessugas tocantinenses envolvidos com a Máfia das Ambulâncias – e esse partido resolve esperar por uma decisão da Justiça para tomar providências, pode pressupor, no mínimo, uma conivência com essa corrupção.
Por que os líderes da UT não se manifestam quanto à permanência de Amarildo Martins e de Maurício Rabelo em seus palanques?
O partido que acoberta corruptos, corrupto também é!
A respeito da resposta divulgada pela assessoria de imprensa da UT quanto à cobrança legítima de posicionamento das lideranças da UT em relação às acusações que pesam sobre dois de seus candidatos, feita pelo candidato a senador Célio Moura, da coligação Mudança pra Valer, dizendo que os dois trabalham pelo Tocantins, fica muito vago – e difícil – perceber algum tempo para trabalho por parte de pessoas que há muito só vêm tendo tempo para se defender das sérias acusações que lhes foram imputadas por seus próprios pares que compõem a CPI.
O candidato a senador suplente pela coligação Mudança pra Valer, Osvaldo Mota, corrobora em gênero, número e grau e sustenta a cobrança feita pelo candidato a senador titular, Célio Moura, por um posicionamento efetivo dos candidatos majoritários da UT.
Osvaldo Mota completa, afirmando que ''é estranho que uma cobrança pública, séria e perfeitamente plausível, como a feita por Célio Moura sobre a Máfia das Ambulâncias, gere uma resposta pífia da assessoria de imprensa da UT – que não faz parte da chapa majoritária – e, não das pessoas que foram efetivamente cobradas. Eles se escondem – ou se preservam de quê? De dar satisfações aos eleitores?''.
Diz-me com quem andas, que te direi quem és……
Sábio ditado popular!!
Assessoria de Comunicação da coligação Mudança Pra Valer''


 


Prefeitura comemora programa Casa da Família Os programas sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) atingiram, no primeiro semestre de 2006, além da qualidade prevista pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas), um número recorde de atendimentos. Somente nos nove Centros de Referência da Assistência Social (Cras), também conhecidos como Casas da Família, foram realizados 33.253 procedimentos.