Uruguai: Instalada comissão contrária ao TLC com os EUA

A partir desta semana começará a trabalhar no Uruguai uma comissão plurisetorial em defesa da soberania do país, contrária ao início das negociações para um eventual Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.

A comissão reunirá os principais movimentos e organizações sociais uruguaios. A idéia principal é fazer com que a população do país saiba quais serão os resultados de um possível acordo dessa natureza.



Hoje se sabe que Uruguai e Estados Unidos começaram formalmente a realizar negociações comerciais em outubro de 2005, com o objetivo de “no futuro realizar um acordo o mais amplo possível”. No entanto, até o momento não foram divulgados com clareza quais os pontos que serão envolvidos num eventual acordo – condição que a comissão pretende trazer a público.



Segundo Juan Cartillo, secretário de organização da Central Única de Trabalhadores do país, a união dos movimentos e organizações sociais poderá resultar em uma estratégia eficiente para enfrentar a proposta de TLC. “Juntos desenharemos qual o melhor caminho para esse trabalho”, afirmou.