Carinho e receptividade na campanha feira em São Gabriel da Cachoeira
O município de São Gabriel da Cachoeira recebeu muito calorosamente nesta quarta feira (13) os deputados Eron Bezerra e Vanessa Grazziotin (PCdoB), onde falaram dos trabalhos desenvolvidos, conversaram com moradores, reuniram com indígenas entre
Publicado 14/09/2006 18:34 | Editado 04/03/2020 16:13
Os deputados Eron Bezerra e Vanessa Grazziotin (PCdoB) ficaram encantados com o carinho e o apoio recebido no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). Os dois visitaram comerciantes da cidade, a feira de agricultores, a maior escola do município, a Fundação Nacional do Índio (Funai), moradores do conjunto habitacional Miguel Quirino e fizeram uma reunião com aproximadamente 150 pessoas no Clube Santo Antônio, no Chibé.
Eron e Vanessa prestaram contas do trabalho que desenvolvem na Assembléia Legislativa do Estado e na Câmara Federal em favor dos povos indígenas.
Os deputados foram os autores de emenda parlamentar para a construção da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), para a compra de veículos para a Funai. Eron luta, desde 1990, pela reserva de vagas para índios na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O líder indígena Álvaro Tukano destacou o papel de Vanessa na Câmara de Deputados. “Ela é a única que defende nosso povo em Brasília”, resumiu.
O administrador da Funai, Henrique Veloso Vaz, também fez questão de agradecer o trabalho dos parlamentares em prol de São Gabriel. “Foi por meio deles que conseguimos comprar carros e barcos para chegar às comunidades. Também reestruturamos a sede da Funai”, contou.
Casa a casa
À tarde, Eron e Vanessa, acompanhados de militantes do PCdoB, percorreram todo o conjunto habitacional Miguel Quirino. A receptividade dos moradores do local era surpreendente. Muitos convidaram a dupla de parlamentares para entrar em suas casas. Uma senhora ficou emocionada ao ver Vanessa pessoalmente. “Deputada! Não acredito que a senhora está aqui na minha casa. Só vejo a senhora pela televisão… Que surpresa!”, dizia.
Outro morador do conjunto afirmou que “aonde vai fala no nome de Vanessa”. “Comentei com meus amigos: ‘A única que faz alguma coisa por nós na Câmara Federal é ela’”, disse à deputada.
Reunião com indígenas
Aproximadamente 150 pessoas foram ao clube Santo Antônio, no Chibé, mesmo embaixo de chuva, para conversar com Eron e Vanessa.
O presidente do PCdoB em São Gabriel da Cachoeira, Brás França, pediu que seja dada maior atenção para o Estatuto do Índio, que está engavetado em Brasília. “Temos, também que regulamentar nossa terra demarcada. Não queremos que ela vire um santuário”, afirmou Brás.
O diretor da escola Agrotécnica do município, Rinaldo Fernandes, disse que só após procurar os parlamentares do PCdoB conseguiu implementar o programa de desenvolvimento sustentável indígena em São Gabriel. “Eles fazem parte de uma turma comprometida que abraçou o projeto e hoje é uma realidade”, destacou.
O administrador da Funai, Henrique Vaz, também deu um depoimento. “Sou testemunha do trabalho de Eron e Vanessa. Eles não mediram esforços para ajudar nosso povo”.
De Manaus,
Mariane Cruz.