IBGE: Emprego industrial apresenta leve alta em julho

O emprego na indústria brasileira registrou leve crescimento de 0,3 por cento em julho, na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14/9).

Em relação a julho de 2005, o resultado positivo (0,3%) refletiu o crescimento do emprego em seis das 14 áreas investigadas, com destaque para região Norte e Centro-Oeste (9,2%) e São Paulo (1,4%). O ramo alimentos e bebidas foi determinante na formação dos resultados desses locais, apresentando, respectivamente, aumentos de 23,7% e 10,5%.



Entre as áreas que reduziram o contingente de trabalhadores, as principais pressões negativas vieram do Rio Grande do Sul (-8,6%) e Paraná (-1,1%). Calçados e artigos de couro (-20,0%), na indústria gaúcha, e madeira (-9,2%), na paranaense, foram os destaques negativos mais significativos nestes estados.



Em nível nacional, o pessoal ocupado aumentou em sete dos dezoito setores, frente a julho de 2005, com alimentos e bebidas (6,6%) e refino de petróleo e produção de álcool (15,2%) respondendo pelos impactos positivos mais relevantes. Vale ressaltar que o aumento do emprego no setor de refino de petróleo e produção de álcool está diretamente relacionado à safra de cana-de-açúcar. Por outro lado, calçados e artigos de couro (-11,5%) e máquinas e equipamentos (-4,9%) deram as contribuições negativas mais significativas.



Ao longo de 2006, o índice de média móvel trimestral apresentou discreta variação positiva frente ao mês anterior, tendo acumulado entre fevereiro e julho aumento de 0,6%. Esse movimento guarda relação com a suave trajetória de crescimento da produção que, segundo o mesmo tipo de indicador, mostrou acréscimo de 0,8% entre março e julho últimos.