Investigação do narcotráfico

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa do Tocantins sobre o narcotráfico pediu aos órgãos federais que investiguem 50 pessoas, várias delas políticos, autoridades e até policiais. É o destaque do noticiário de hoje na imprensa estad

Jornal do Tocantins


Agenda dos candidatos Marcelo Miranda (PMDB) esteve ontem em Buritirana, distrito de Palmas, e Lagoa do Tocantins e Santa Tereza, onde visitou a comunidade quilombola da Barra de Aroreira. Siqueira Campos (PSDB) foi a Porto Nacional e Talismã (onde recebeu o apoio o presidente do diretório municipal do PT de Alvorada, Valter Moraes). Leomar Quintanilha (PCdoB) visitou repartições públicas e fez comício na região Sul de Palmas. Elísio (PSOL) visitou os Aurenys e o Plano Diretor e participou de entrevistas. Capitão Azevedo (PSDC) passou o dia reunido com integrantes do seu partido. Hoje o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Centro Acadêmico do curso de Direito do Ceulp/Ulbra realizam, às 19h30, debate entre candidatos. Marcelo vai a Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama e participa de entrevista na TV Anhanguera. Siqueira visita Conceição do Tocantins, São Salvador, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis e Paranã. Quintanilha programa eleitoral e visita repartições públicas. Elísio vai ao Colégio Marista e grava programa eleitoral. Capitão Azevedo vai ao Colégio Marista e visita unidades militares da Capital.


 


Marcelo x Siqueira O candidato à reeleição garantiu que o rompimento com Siqueira é definitivo. Quanto à nomeação de 23 mil comissionados hoje na máquina do Estado, garantiu que, se reeleito, realizará concurso público. Acusado de nepotismo, de beneficiar empresas familiares e de assinar contratos sem licitação, Marcelo admitiu que teve parentes no Governo e acusou as pessoas que o questionam a esse respeito. A respeito da empresa Feci Engenharia, que dizem ser do seu irmão, informou que ela está no Tocantins desde o Governo passado e que ajudou a desenvolver o Estado, e que não tem fugido, em nenhum momento, da lei. Marcelo Miranda não se arrepende de ter instituído emendas de R$ 2 milhões ao Orçamento para os deputados estaduais, num momento em que todo o Brasil manifesta-se contra tais emendas. “Ainda mantenho a linha de que os parlamentares do Tocantins são homens honrados”.


 


Mistérios de uma viagem A viagem de Marcelo  ao encontro de Lula em Goiânia foi cheia de mistérios. Na segunda-feira seus assessores sequer mencionaram a viagem. Na terça-feira, pouco se sabia sobre o assunto tratado na reunião. Toda esta nuvem que sobrevoa o fato só o deixa ainda mais misterioso. Há quem diga (sob muita insistência) que o assunto poderia ser a situação da candidatura do senador Leomar Quintanilha (PCdoB) ao Governo. Ainda na segunda-feira, Marcelo foi a Brasília jantar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). É sabido que Renan é amigo de Leomar Quintanilha, e isso eleva ainda mais a suspeita quanto ao assunto. Informações da assessoria de Marcelo apontam que também foi conversado com Lula o apoio do TSE nas questões envolvendo a eleição no Tocantins. Não é de hoje que a coligação governista critica a atuação do TRE no Estado.


 


Versão de Leomar Mesmo com todas as pistas que podem levar a crer que se articula nos bastidores um apoio de Leomar Quintanilha à candidatura de Marcelo Miranda, o próprio senador e candidato ao Governo não confirmou esta decisão. Questionado sobre o assunto em entrevista à TV Anhanguera na terça-feira, Leomar disse: “Eu faço política por convicção, não por conveniência. Eu sou a proposta alternativa, o Estado precisa mudar”.


 


 


 


Gurupi x Marcelo A Prefeitura de Gurupi reclama da redução de repasses do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e do ICMS. Conforme a assessoria da prefeitura, “o município ficou com índice 6,04 para o próximo ano, o que corresponde a perdas em torno de 40% somente no Governo de Marcelo Miranda”.  A informação do prefeito de Gurupi, João Cruz (licenciado do PPS), é que em 2003 o índice do IPM que a cidade recebia era de 10,54%. Já em 2004 foi de 9,05%, em 2005 o índice caiu para 7,38. Neste ano foi de 6,41 e em 2007 será de 6,04. “A Prefeitura de Gurupi está recorrendo dessa decisão e vai provar que esse índice é equivocado”, avisa o prefeito por meio de sua assessoria.


 


Elísio fala em punir fraudadores Com o lema “não roubar e não deixar roubar”, como nova forma de gerir o Tocantins,  Elísio foi o entrevistado da noite de ontem, durante o Jornal Anhanguera 2ª Edição, da TV Anhanguera.


 


Cabeça-de-rede Com pedido de vistas do juiz Milson Ribeiro Vilela, o TRE do Tocantins adiou a decisão sobre a emissora cabeça-de-rede, responsável pela transmissão da propaganda eleitoral gratuita. Diversos partidos e coligações, entre eles o PSOL e a Aliança da Vitória, entraram com representação, alegando que a TV Jovem Palmas poderia manipular as fitas, fazer censura prévia e cometer outras irregularidades como preparar, com antecedência, material para rebater o conteúdo dos programas dos adversários.


 


CPI investigará pelo menos 50 pessoas O relatório da CPI do Narcotráfico pedirá ao MPF, à PF e até ao Ministério da Justiça a abertura de processo investigatório e o indiciamento de aproximadamente 50 pessoas. O relatório deve ser divulgado amanhã. Segundo o presidente da CPI, deputado José Santana (PT), o Estado seria rota do tráfico internacional de drogas e suas ramificações envolveriam juízes e políticos tocantinenses. O ex-superintendente da PF, Rubens Patury Filho, que teria vazado informações de um dossiê do MPF com informações sobre supostos envolvidos, disse que vai processar o presidente e o relator da CPI. Patury disse ainda que o trabalho da comissão é uma farsa.


 


Lei de combate à escravidão é sancionada Empresas interessadas em celebrar contrato, convênio ou obter a concessão para prestar serviço ao Governo do Estado devem apresentar certidão de regularidade expedida pela DRT. Esta decisão entrou em vigor na última terça-feira com a publicação no Diário Oficial do Estado da sanção da Lei nº 1.726, sancionada pelo governador após reunião da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) no Estado. A lei dispõe sobre a vedação de contratos e convênios pela administração pública direta e indireta do Estado e a concessão de serviço público às empresas que, direta ou indiretamente, utilizem trabalho forçado ou em condição análoga à de escravo na produção de bens e serviços.


 


UBES no TO O presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Tiago Franco, apresentará hoje, em Araguaína, o Projeto Brasil, um conjunto de propostas de soluções para os problemas que assolam a juventude e mudanças na política nacional.


 


Recursos hídricos O Consórcio Intermunicipal de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (Cometo) promove hoje, em Palmas, o Seminário Tocantins, que visa inserir os municípios tocantinenses no processo de desenvolvimento econômico do Estado através da utilização dos recursos hidrográficos.


 


Suspenso leilão da Ferrovia Norte-Sul Previsto para o dia 4 de outubro, leilão de subconcessão da Ferrovia foi suspenso pelo TCU, após detectar falhas nos estudos de viabilidade.


 


PF realiza operação em Araguaína A “Operação Sorte Grande” fechou cinco empresas que ofereciam consórcios de veículos na cidade, além de uma em Araguatins e outra no município de Redenção (PA). Segundo o delegado da PF, Marcelo Moreira Queirós, as empresas funcionavam como instituições financeiras, realizando consórcios para vendas de motos, mas não tinham a autorização legal no Banco Central, configurando crime de “colarinho branco” (Lei nº 7.492/86) e também de temerário (não tinham suporte financeiro para efetuar esses negócios).


 


Hemocentro do Norte em crise O Hemocentro de Araguaína está em uma situação crítica, em relação ao seu estoque de sangue. A unidade está com 150 bolsas para atender todos os hospitais do município e também a região que abrange Guaraí até Augustinópolis, mais de 20 cidades no total. A média diária para atender normalmente toda essa região seria de, no mínimo, 350 bolsas liberadas e mais 120 com possibilidades para liberação.


 


Queimadas em Palmas Por dia, segundo dados da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), em média são oito chamadas. Ontem além de focos espalhados em chácaras na Serra Monte do Carmo, os brigadistas atenderam ocorrências em áreas próximas ao antigo aeroporto e à UFT. Na chácara de Jozimar Silva, de 10 hectares na região da serra, já foram registrados, segundo ele, pelo menos sete focos este ano.” Temos certeza que a maioria das queimadas são frutos de vandalismo. De 20 casos de queimadas para remanejo na terra, acredito que apenas um é descontrolado. Até porque aqui não é região de plantil então não há porque queimar”.



 


clebertoledo.com.br


 


Mota confiante no apoio de Raul e Solange O candidato a primeiro suplente de senador, Osvaldo Mota (PCdoB), afirmou que a sua coligação continua contando com o apoio do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e da deputada estadual e primeira-dama da Capital, Solange Duailibe (PT). Mota preferiu não comentar a participação de uma equipe da deputada em caminhada com a primeira-dama do Estado, Dulce Miranda, na zona norte de Palmas. O candidato destacou recente afirmação de Raul, que garantiu permanecer com o seu candidato, Leomar Quintanilha, se ele prosseguir na disputa.


 


PMDB, PPS e o presidente do PT de Sandolândia com Siqueira Aderiram à campanha da UT o vereador e presidente do PPS, Cleiton César Pereira de Souza, a vereadora e delegada do PPS, Silvinha Pereira da Silva, a presidente do PMDB local, Maria de Jesus Pereira Mascarenhas (Dona Gesa), o presidente do PT de Sandolândia, vereador Jonas Pereira Lima, e o vereador do PMDB Jeová Pereira Brito (Vavá).


 


Ex-candidatos do PAN com Siqueira Seis candidatos a deputado federal e estadual da coligação Fato Novo, formada por partidos nanicos, renunciaram às suas candidaturas na segunda-feira e declaram apoio a Siqueira, alegando insatisfação com o tratamento que receberam da cúpula governista e discordância do apoio a Marcelo), direção tomada, segundo eles, pelos dirigentes dessas siglas sem que a base fosse ouvida.


 


PL é punido O TRE determinou a perda de três minutos e 30 segundos da propaganda partidária gratuita a que tem direito o PL no primeiro semestre de 2007 pela veiculação de propaganda eleitoral irregular, através de inserções em cadeia estadual de televisão, durante o primeiro semestre deste ano.


 


Patury ataca CPI O delegado de carreira aposentado e ex-superintendente da Polícia Federal, Rubem Patury Filho, não poupou críticas ao presidente e ao relator da CPI do Narcotráfico na Assembléia Legislativa, deputados estaduais José Santana (PT) e Sargento Aragão (PPS), respectivamente. Santana citou que Patury não esclareceu o fato de as investigações da Superintendência da PF/GO sobre Parceirinho terem dado resultado e as do Tocantins, que haviam sido solicitadas primeiro, “não obtiveram êxito”. Para o delegado, a CPI promoveu “um circo, uma verdadeira armação”. Ele ressaltou compareceu na AL porque acompanha os órgãos de comunicação. “Posso afirmar que o relatório parcial apresentado pela CPI é irresponsável, imprudente, mentiroso e inconseqüente, uma verdadeira farsa ainda maior por ter sido elaborado por pessoas incompetentes e que não têm pudor”, frisou. O delegado irá ingressar na Justiça contra os parlamentares, depois do período eleitoral. Em relação ao senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB), Patury frisou que não existe investigação contra o parlamentar. Patury chegou a registar candidatura a deputado estadual pelo PSB.