Brasil vai tentar o Oscar com ''Cinema, Aspirinas e Urubus''

O ótimo Cinema, Aspirinas e Urubus, do diretor e roteirista pernambucano Marcelo Gomes, foi escolhido para ser o concorrente brasileiro a uma das cinco vagas do Oscar de melhor filme estrangeiro. A comissão formada pela Secretaria do Audiovisu

Ambientado no sertão nordestino dos anos 40, o longa-metragem conta a história de um alemão, Johann (Peter Ketnath), que percorria as estradas, em 1942, vendendo a última novidade no mercado de remédios – a aspirina. No caminho, ele se encontra com outro homem incomum, Ranulpho (João Miguel). Enquanto Johann foge da guerra, Ranulpho tenta se livrar da seca.


 


Cinema, Aspirinas e Urubus fez sua primeira exibição pública dentro da famosa mostra ''Um Certo Olhar'', dedicada aos novos cineastas no Festival de Cinema de Cannes, em maio de 2005. No Festival do Rio, há um ano, levou o Prêmio Especial do Júri. E na Mostra de São Paulo, venceu o prêmio de melhor longa de ficção e melhor ator (João Miguel) para o júri, além do de melhor filme brasileiro para a crítica. Foi a primeira vez que um filme nacional conquistou tal feito.


 


O filme – que teve a parceria de Karim Ainouz no roteiro – concorreu com outros 12 longas enviados à Secretaria do Audiovisual do Ministério até o dia 11. Foram eles: A Máquina, Anjos do Sol, Bens Confiscados, Cafundó, Depois Daquele Baile, Doutores da Alegria, Estamira, Irma Vap – O Retorno, O Maior Amor do Mundo, Tapete Vermelho, Vida de Menina e Zuzu Angel.


 


Tradição
As indicações ao Oscar serão feitas em 23 de janeiro, e a cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 25 de fevereiro. A comediante Ellen DeGeneres será a apresentadora da 79ª edição do Oscar. Em 2004 e 2005, o Minc escolheu respectivamente Olga, de Jayme Monjardim, e 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira. Nenhum dos dois foi selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para a disputa do Oscar.


 


Apesar disso, o Brasil tem aparecido com freqüência na festa do cinema de Hollywood, graças a Fernando Meirelles, cujo Jardineiro Fiel, uma produção internacional, deu neste ano um Oscar à atriz Rachel Weisz e concorreu nas categorias roteiro adaptado, edição e trilha sonora. Em 2004, seu Cidade de Deus, produção brasileira, disputou quatro prêmios, incluindo melhor direção.


 


Em 2005, foi a vez de Walter Salles e Diários de Motocicleta, indicado em duas categorias – venceu na de melhor canção. Em 1999, Fernanda Montenegro foi uma das indicadas ao Oscar de melhor atriz por Central do Brasil, longa também de Walter Salles, indicado ao prêmio de filme estrangeiro.


 


Reestréia
Por conta da indicação, Cinema, Aspirinas e Urubus deve voltar ao cartaz no circuito comercial na próxima semana. A informação é de Sara Silveira, da Dezenove Som e Imagens. Ela não informou se a reestréia será nacional ou ocorre apenas em São Paulo.


 


''Estamos muito felizes. Nos inscrevemos e torcíamos pela indicação, mas sabíamos que nossos concorrentes eram extremamente fortes'', disse à Folha Online João Vieira Júnior, da Rec Produtores Associados, de Recife, parceira da Dezenove na produção do longa-metragem. ''É uma dupla estréia. Além de ser nosso primeiro longa, é o primeiro do Marcelo também. O que nos deixa mais felizes é sabermos que o filme voltará a ter visibilidade, terá mais público'', explica Vieira.


 


Segundo ele, Cinema, Aspirinas e Urubus teve público oficial de 120 mil pessoas, número relativo aos ingressos vendidos. ''O Sesc comprou o filme e tem o direito de exibição, mas como não há bilheteria, não somamos na conta oficial'', diz.