Discurso de Chávez faz livro de Chomsky virar best seller

De forma inusitada, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se tornou o principal garoto-propaganda do livro Hegemonia ou Sobrevivência – A Estratégia Imperialista dos Estados Unidos. A obra do cientista político norte-americano Noam

O sucesso pode ser averiguado nos rankings da Barnes & Noble e da Amazon – os dois principais sites de vendas de livros nos Estados Unidos. Até terça-feira, Hegemonia ou Sobrevivência estava no posto 160.772 do ranking de vendas da Amazon. Depois da recomendação de Chávez, reproduzida por emissoras de TV de todo o mundo, saltou para o quarto livro mais vendido na tarde desta quinta. Na Barnes & Noble, o título já era o sétimo mais pedido.


 


Chomsky é um pensador respeitado pela esquerda norte-americana e muito conhecido entre os mesmos setores latino-americanos. Depois de uma reconhecida carreira como lingüista, o estudioso se voltou para a crítica política, onde se destacou como um dos principais opositores a governos republicanos.


 


Apesar de seu prestigio entre certos setores políticos e acadêmicos, os livros de Chomsky habitualmente não atingem a lista de best-sellers. As vendas receberam um grande ''empurrão'' graças a Chávez.. A obra, com duras críticas à política externa dos Estados Unidos, estava esgotada na livraria Coliseum, de Manhattan. “Depois do discurso de Chávez, vendemos tudo na hora”, disse um gerente da livraria. “E olhando no nosso computador, parece que está esgotado também no nosso atacadista.”


 


Chomsky, professor emérito de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), não foi localizado para comentar seu repentino êxito literário. O presidente venezuelano começou seu discurso, na quarta, com um exemplar do livro do norte-americano e recomendou a leitura a ''todos os irmãos e irmãs norte-americanos'' para que conheçam ''o diabo'' que têm em casa, em referência ao presidente George W. Bush.


 


Leia também: Chávez, na ONU, chama Bush de ''diabo''