Bachelet respalda iniciativa de Lula contra a pobreza

A presidente chilena, Michele Bachelet, afirmou nesta quarta-feira (20/9), durante seu discurso na Assembléia Geral da ONU, que está colocando em prática em seu país a iniciativa brasileira de criar uma taxa sobre as passagens aéreas para criar um fundo d

“Acompanhamos a iniciativa do presidente Lula”, afirmou Bachelet, que destacou a importância de garantir a dignidade dos povos como uma forma de fortalecer os princípios de liberdade e democracia.



Em sintonia com a maior parte dos discursos que foram ouvidos até agora na Assembléia, a presidente também se referiu à situação no Oriente Médio, uma crise que, segundo ela, seu país “olha com tristeza”.



Bachelet afirmou que o Chile “condena energicamente toda ação armada que tenha como alvo civis inocentes” e assegurou que “a legítima defesa apenas pode ser exercida dentro do âmbito da proporcionalidade e contenção disposto pelo direito humanitário internacional”. Ela criticou como pouco coerente a “demora do Conselho de Segurança da ONU em ordenar um cessar-fogo para a recente crise no Líbano”.



A presidente, que fez seu primeiro discurso na Assembléia da ONU, pediu aos países “amigos” desenvolvidos que sejam receptivos às necessidades de desenvolvimento dos países do sul.