Mulheres marcham pelo voto consciente

 “Mulher, seu voto não tem preço”, este é o título da passeada organizada pela UBM União Brasileira de Mulheres, que acontece hoje na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. A campanha é pelo voto consciente e em apoio aos candidatos Lula, Vane

 Dezenas de mulheres marcham nesta quinta-feira (dia 21) na avenida Eduardo Ribeiro, noCentro de Manaus, pelo voto consciente. A mobilização, com concentração a partir das 16h na praça do Congresso e saída às 17h, marca a campanha nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), uma das mais atuantes entidades do movimento de mulheres no País. 



            Entitulada “Mulher, seu voto não tem preço”, a passeata vai ainda declarar apoio à reeleição do presidente Lula, do governador Eduardo Braga e de parlamentares ligadas ao movimento de valorização das mulheres, como a deputada Vanessa e a vereadora Lucia Antony, que neste ano disputa uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado (ALE).



            No material da campanha, a UBM pede o voto consciente, em candidatos que lutam não apenas pelos direitos das mulheres, mas pelo desenvolvimento, pela geração de emprego, em candidatos que tenham compromisso e trabalho voltado a melhoria da qualidade de vida da população.



            A expectativa, explica a coordenadora da UBM no Amazonas, Vanja Andréa, é que aproximadamente 150 mulheres participem do ato. “Estamos trabalhando com 150, mas podemos até ter mais que isso”.   A UBM nacional e no Estado do Amazonas foram fundadas em 1998, com representação em todo o País.


 


            Apoio


            A entidade entende que reeleger Lula é apoiar, por exemplo, o fortalecimento de órgãos públicos de defesa da sociedade civil contra o arbítrio, garantir a continuidade de políticas de inserção das mulheres no mercado de trabalho com carteira profissional assinada e programas de capacitação e estímulo ao emprego das mulheres.



            Já em Vanessa e Lucia Antony, o movimento organizado vê parlamentares identificadas com os trabalhadores, preocupadas com o desenvolvimento do Estado, com a oferta de melhores serviços públicos nas áreas da saúde e educação.



            Vanessa tem sido uma das parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, com destaque para suas ações em defesa da Zona Franca de Manaus, pela construção do gasoduto Coari-Manaus e no combate à corrupção. A deputada é sub-relatora da CPI dos Sanguessugas, que investiga o envolvimento de mais de 70 parlamentares na compra de ambulâncias superfaturadas com recursos de emendas ao Orçamento da União.



            A candidata a deputada estadual Lucia Antony, como Vanessa, está no movimento em defesa dos direitos das mulheres desde a década de 80. Ela é autora, por exemplo, do projeto que obriga toda escola de ensino infantil a ter uma ludoteca, espaço voltado ao estímulo e desenvolvimento intelectual das crianças.


 
De Manaus,
Hudson Braga.