Semana da Pessoa com Deficiência é aberta em Belo Horizonte


Estimular a inclusão social das pessoas com deficiência através de atividades esportivas, artísticas, culturais e refletir sobre a condição deste grupo na sociedade, debatendo questões como respeito e cidadania, necessidade de ada


    No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma solenidade no Teatro Francisco, no Centro da capital, marcou o início da jornada que deve durar sete dias. Apresentações artísticas do grupo de teatro Cidadania em Ato, da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, dos alunos das Escolas Municipais Frei Leopoldo e Santo Antônio e da banda Diversidade Vozes da Apae-BH, deram o tom da festa.


 


    Logo depois, no mesmo local, os artistas com deficiência que participam da Exposição de Artes Visuais, que será aberta nesta noite na Rodoviária, contaram sua trajetória e falaram sobre os últimos trabalhos. As esculturas e pinturas produzidas por eles ficarão expostas até o dia 30. A 1ª Caminhada Cidadania sem Barreiras, que saiu do Parque Municipal e seguiu até a Praça Sete, contou com apresentação do grupo de teatro da BHTrans, sobre cidadania no trânsito, e encerrou as atividades da manhã.


 


Programação


 


    Nesta sexta-feira, artistas fazem apresentações culturais, com aulas de alongamentos e contação de histórias no Espaço da Cidadania, na Avenida Bernardo Monteiro, na altura da Rua dos Otoni, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH.


 


No sábado, acontece o II Encontro da Mulher Surda e Família, das 9h às 17h, na Faculdade Pitágoras, na Rua Santa Madalena Sofia, 25, Cidade Jardim, na mesma região.


Entre os dias 22 e 24 serão promovidas atividades esportivas e de ecoacesso no Parque das Mangabeiras, com práticas de rapel, tirolesa e esportes de quadra.

Nos dias 25 e 26 haverá um debate especial sobre deficiência, das 14h às 18h, no Teatro Marília, na Rua Alfredo Balena 586, no bairro Santa Efigênia. Na terça-feira, dia 26, também será exibido um vídeo sobre inclusão social, seguido de uma discussão sobre tema, no auditório da Regional Venda Nova.

Na quinta-feira, dia 28, é a vez do artesanato com uma feira e diversas oficinas, além de apresentações culturais no Teatro Francisco Nunes. Para encerrar a programação no sábado, dia 30, haverá uma corrida rústica na avenida Afonso Pena.


 


Eu Respeito!


 


    Durante a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, a PBH, por meio da BHTrans, lançou também a segunda etapa da campanha “Eu Respeito! Solidariedade e segurança para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.


 


    Nesta segunda etapa, a campanha enfoca os idosos e tem como objetivo melhorar a segurança desses usuários no trânsito. A ação dará dicas de segurança por meio das orientações dos agentes do Programa de Saúde da Família e de esquetes teatrais. A partir de outubro o Circo Transitando Legal, na sede da BHTrans, que já desenvolve um trabalho de educação para o trânsito focado em crianças de 6 a 8 anos, passará a receber grupos de idosos, oferecendo dicas para que eles possam caminhar pelas ruas com mais segurança.


 


Fonte: Portal UAI