Pesquisa Datafolha assegura chance de Cid Gomes vencer no primeiro turno

O candidato Cid Gomes (PSB) continua na liderança da corrida eleitoral para o governo do Estado. O cenário exposto pela quarta pesquisa do Instituto Datafolha, sobre as eleições no Ceará, mostra o candidato socialista 22 pontos percentuais à frente do gov

O candidato Cid Gomes (PSB) continua na liderança da corrida eleitoral para o governo do Estado. O cenário exposto pela quarta pesquisa do Instituto Datafolha, sobre as eleições no Ceará, mostra o candidato socialista 22 pontos percentuais à frente do governador Lúcio Alcântara (PSDB), candidato à reeleição, o que lhe garantiria a vitória ainda no primeiro turno. A diferença no entanto, caiu cinco pontos em relação à pesquisa anterior. O Datafolha ouviu 1.150 eleitores, entre quinta e sexta-feira desta semana, em 50 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi divulgada ontem pela TV Jangadeiro.


 


Cid aparece em primeiro lugar com 56% das intenções de voto, contra 34% de preferência do eleitorado por Lúcio, conforme a quarta pesquisa Datafolha sobre as eleições no Ceará.



Os candidatos Renato Roseno (PSOL) e Tenente Cel. Gondim (PSDC) obtiveram 1% cada. Os candidatos José Maria de Melo (PL) e Salete Maria (PCO) não alcançaram um ponto percentual. Brancos e nulos somaram 4%, ao passo que 5% dos eleitores entrevistados estavam indecisos.


 


Os números demonstraram uma diminuição de cinco pontos percentuais na vantagem de Cid em relação a Lúcio.



O Instituto ainda simulou uma disputa de segundo turno entre os candidatos Cid e Lúcio.



O candidato do PSB obteve 58% das intenções de voto, contra 35% de Lúcio. Brancos e nulos somaram 3% e 4% mostraram-se indecisos. O Ibope divulga pesquisa ainda esta semana sobre as eleições no Ceará, para do Sistema Verdes Mares.


 


Na primeira pesquisa Datafolha, divulgada no último dia nove de agosto, Cid tinha 35% das intenções de voto. O candidato do PSB saltou para 50% na segunda consulta, divulgada no último dia 25 de agosto, e para 57% em 13 setembro. Agora, tem 56%. Lúcio obteve 44% na primeira pesquisa, caiu para 37% na segunda, sofreu nova queda na terceira, quando chegou aos 30%, e, agora, subiu para 34% da preferência do eleitorado. Nas simulações de segundo turno anteriores, Cid perdia para Lúcio na primeira, por 50% a 43%, mas já aparecia na frente na segunda, com 53% a 39%, e na terceira, com 60% a 33%.


 


No início de agosto, o Datafolha tinha ouvido 834 eleitores, em 42 municípios cearenses. Já no final do mesmo mês, o instituto aumentou o número de eleitores entrevistados, passando para 999, também em 42 municípios. Na segunda semana de setembro, foram ouvidos pelo instituto 1.129 eleitores, em 50 municípios. A margem de erro, em todas, foi de três pontos percentuais para mais ou para menos.


 


Considerando a margem de erro, segundo mostra a quarta pesquisa Datafolha, Cid pode ter entre 53% a 59% da preferência do eleitorado, enquanto Lúcio encontra-se em uma margem entre 31% e 37%. Para vencer no primeiro turno o candidato precisa obter 50% dos votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, mais um. Da primeira pesquisa até a terceira, os índices de eleitores indecisos caíram. Era de 12% na primeira, passou para 7% na segunda e, na terceira, ficou em 5%, índice que se manteve na quarta consulta. Brancos e nulos eram de 5%, chegaram a 4% na segunda, índice que se manteve em todas pesquisas seguintes.


 


Fonte: Diário do Nordeste