Roriz cai 8 pontos e Agnelo sobe 8 na disputa do senado no DF

Na corrida ao Senado, a diferença entre o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) e o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PCdoB) caiu 16 pontos percentuais em menos de 10 dias. Na consulta estimulada, realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, o peemed

Apesar da queda, Roriz ainda tem vantagem. Agnelo, no entanto, tem conquistado espaço. Na consulta espontânea, quando o eleitor consultado diz o nome de sua preferência sem analisar a lista com os candidatos, o ex-ministro do Esporte também cresceu. Há 10 dias, ele tinha 15% e agora chega a 22%. Roriz teve uma queda de 47% para 41%. Assim, a diferença entre os dois principais candidatos ao Senado diminuiu de 32 para 19 pontos percentuais.


 


Entre os entrevistados na consulta espontânea, 6% disseram que vão anular, mesmo percentual registrado na pesquisa anterior. Outros 28% estão indecisos. O índice verificado há 10 dias era praticamente o mesmo: 29%. Em relação à última pesquisa, houve dois movimentos significativos: a queda nas intenções de voto para Roriz, além da margem de erro da pesquisa, e o crescimento para o Agnelo.


 


Foram ouvidas 1,1 mil pessoas em todo o Distrito Federal. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), tem margem de erro de três pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.


 


O sindicalista Ezequiel Nascimento (PDT) alcançou 2% e o pefelista Marcos Cardoso, que integra a coligação encabeçada por José Roberto Arruda, aparece pela primeira vez na pesquisa com 1%. Entre os votos nulos, o índice é de 6%. Outros 9% estão indecisos ou vão votar em branco.


 


Os demais candidatos, Francisco Targino (PSTU), Professor Frank Svensson (PCB), Gílson Dobbin (PCO), Newton Lins (PSL) e Rodrigo Dantas (PSol) obtiveram menos de 1% de intenção de votos.


 


Fonte: Correio Braziliense