Lula pode ir ao debate da quinta; decidirá no dia

O presidente Luiz Inácio Lula da silva decidirá só na manhã de quinta-feira (28) se participará ou não do debate que a Rede Globo promove no mesmo dia com os candidatos a presidente da República. A informação é do ministro Tarso Genro (Relações Institucio

Tarso expôs o cenário favorável à participação. “Ficará demonstrado que o projeto representado pelo candidato Alckmin, do ponto de vista político, tem diferenças dos projetos de Heloísa Helena e Cristovam Buarque, mas eles se uniram num lacerdismo pós-moderno para atacar o presidente Lula”, comentou. Já o cenário desfavorável da ida ao debate é que Lula irá expor sua magistratura e sua condição de presidente. “O presidente seria alvo da totalidade dos ataques do debate”, afirmou



Ministro não divulgou sua opinião



Tarso Genro se esquivou ao dar uma opinião a respeito da participação do presidente no debate. “Estou construindo uma opinião junto com o presidente”, disse o ministro que, segundo se diz nos bastidores, recomenda cautela a Lula.



Das cinco eleições presidenciais que disputou, em quatro Lula participou dos debates, no primeiro e no segundo turno. Desta vez, não compareceu aos dois que se realizaram, alegando razões do cargo que ocupa. A ausência do primeiro colocado nas pesquisas se refletiu tanto na audiência fraca como no conteúdo morno da participação dos candidatos.



A possibilidade de comparecimento de Lula gerou expectativa nos meios políticos e na internet, depois da matéria da Folha de S. Paulo de hoje, Escândalo faz Lula estudar sua ida a debate na TV Globo. Sem chamada na capa do jornal, que deu destaque ao indiciamento do ex-ministro Humberto Costa e ao discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o texto de Kennedy Alencar e Pedro Dias Leite diz que “a crise do dossiê levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a considerar seriamente a possibilidade de ir ao confronto entre presidenciáveis da TV Globo, marcado para depois de amanhã, no Rio de Janeiro”.



O texto cita “um integrante da cúpula da campanha”, para quem a possibilidade de Lula ir ao evento estava ontem em “70%”. Na semana passada, era de “50%”.
A matéria cita como indício de uma possível participação o cancelamento do comício antes previsto para a noite de quarta-feira, em Petrolina-Juazeiro. A folga na agenda seria usada para preparar o debate.



Lula “está animado, animadíssimo”



A partir daí os rumores ganharam a internet e em especial os blogs. O do jornalista Ricardo Noblat diz que Lula “está animado, animadíssimo. Acha que não terá prejuízo algum se enfrentar seus adversários. Confia no próprio taco.Se tivesse que decidir hoje comparecer, diria sim. Mas deixará para decidir na própria quinta-feira. Até lá serão divulgadas novas pesquisas eleitorais. E atualizadas as pesquisas diárias aplicadas pelo Instituto Vox Populi para consumo interno da campanha dele”, afirma Noblat.



O debate ocorre na quinta a partir das 22h30 e será transmitido ao vivo pela Rede Globo em cadeia nacional de TV. Caso Lula participe, será o último grande acontecimento da campanha presidencial. E abrirá espaço, em tese, para o inesperado, confirmando ou invertendo a tendência mostrada em todas as últimas pesquisas, de reeleição de Lula no primeiro turno.



Com agências