Pesquisa CNT-Sensus reforça aposta na vitória de Lula no 1º turno

O cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fábio Wanderley Reis, continua apostando na vitória do presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no primeiro turno.

Segundo ele, sua aposta é reforçada pelos números da pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira (26), que aponta, por exemplo, uma vantagem de 9 pontos porcentuais de Lula em relação aos adversários. “Tudo indica que a eleição presidencial será resolvida no primeiro turno”, reiterou o professor, em entrevista concedida à Agência Estado.



 
Segundo Fábio Wanderley, a vantagem de Lula em relação aos outros candidatos representa um montante de cerca de 10 milhões de votos. “Como a campanha eleitoral termina em dois dias (quinta-feira, dia 28), acho muito difícil reverter esse cenário”, complementou.


 


Na sua avaliação, para garantir o segundo turno das eleições presidenciais, o candidato da coligação PSDB-PFL à Presidência da República, Geraldo Alckmin, deveria tirar votos de Lula. “O que está ocorrendo, é que o tucano está tirando votos de Heloisa Helena (candidata do PSOL à Presidência da República) e conquistando parcela dos indecisos, mas só isso não garante a chegada ao segundo turno”.



 
O professor afirma também que o presidente Lula mantém um eleitorado fiel e cristalizado. “Apesar das dimensões do escândalo do dossiê, as pesquisas mostram que os eleitores de Lula continuam apostando nele para um segundo mandato. Isso porque o conhecimento dos escândalos não está mudando o voto desse eleitorado.” E continua: “A poucos dias das eleições, seria preciso algo extraordinário para abalar a imagem do presidente e reverter o quadro eleitoral, o que eu acho difícil de ocorrer”.


 


Agência Estado