Mantega discorda do Banco Central e prevê PIB de 4%

Apesar de o Banco Central ter reduzido a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 4% para 3,5%, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, discordou e disse nesta sexta-feira (28) que mantém a previsão de 4%. ''Talvez o Banco Central

''Eu acredito no crescimento de 4%… Não quer dizer que não venhamos a rever isso futuramente'', afirmou a jornalistas na portaria do ministério. Para Mantega, o resultado do terceiro trimestre será melhor do que os dois anteriores.



''Acho que nós temos que acompanhar a economia, analisar o que está acontecendo, acompanhar o terceiro trimestre, principalmente, porque toda essa revisão (de estimativas de PIB) que se deu se baseou muito no segundo trimestre'', disse. E ponderou: ''Vamos deixar consolidar o terceiro trimestre para que a gente possa fazer uma previsão para até o final do ano mais sólida''.



''Há um espaço para a redução dos juros''



O ministro justificou seu otimismo com os dados de investimento. “Estamos com investimento robusto, o que me faz crer que a economia está acelerada neste semestre”, disse ele, referindo-se à projeção de que os investimentos ficarão em torno de 7% do PIB.



Mantega também comentou que há espaço para uma maior redução dos juros. ''Há um espaço para a redução dos juros'', defendeu. “Estamos com IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] abaixo da meta de inflação, o que deixa espaço para redução''.



Com agências