Pesquisa aponta vitória de oposição em eleição na Áustria

O opositor Partido Social-Democrata (SPÖ) de Alfred Gusenbauer venceu neste domingo o governante Partido Popular (ÖVP) do chanceler federal, Wolfgang Schüssel, segundo os primeiros resultados oficiais divulgados pela televisão pública ÖRF.

Após a apuração do 98% dos votos, o SPÖ conseguiu 35,7% dos votos, ligeiramente abaixo de 2002, deixando em segundo lugar os democratas-cristãos de Schüssel, com 34,2%.


 


O terceiro lugar ficou com a extrema direita, Partido da Liberdade (FPÖ), que deixou o governo em 2005 após uma cisão com os seguidores mais próximos do neonazista Jörg Haider. Estes, deram origem à Aliança para o Futuro da Áustria (BZOe), que permaneceu no governo de Schüssel.


 


Liderado por Heinz-Christian Strache e após uma campanha com ideologias xenófobas, o FPÖ conseguiu hoje um 11,2% dos votos, e o partido opositor Os Verdes, ecologista e de esquerda, ficou logo atrás com 10,4%, enquanto o BZOe conseguiu 4,2%.


 


Salvo alguma ligeira mudança que ainda pode causar a apuração dos votos enviados pelo correio, as 183 cadeiras do Parlamento ficam repartidos da seguinte maneira: 68 para os social-democratas, 66 para os populares, 21 para o FPÖ, 20 para Os Verdes, e 8 para a BZOe.


 


As apostas políticas mostram que a formação de governo mais provável com estes resultados é a chamada “grande coalizão”, a aliança entre populares e social-democratas que governou durante anos na Áustria, a última vez entre 1986 e 1999.