Marcelo tem encontro com Lula

As articulações para o segundo turno da eleição presidencial e a avaliação dos resultados das urnas no Tocantins ocuparam a imprensa do Estado hoje. Veja a resenha feita por Carlos Pompe

Jornal do Tocantins


Marcelo com Lula O governador se encontra hoje, às 10 horas, com o presidente Lula,  no Palácio Alvorada. O governador viajou para Brasília ontem à tarde, acompanhado por seu pai, o secretário de Infra-Estrutura do Estado, Brito Miranda.


 


Mudança no Antena Ligada Por ter se desligado da empresa onde trabalhou por mais de quatro anos, o jornalista Emerson Alencar não é mais Editor de Política e responsável pela coluna Antena Ligada do Jornal do Tocantins, funções que passam a ser desempenhadas, interinamente, pelos jornalistas Andréa Reys e Marcelo Santos, respectivamente.



 


Plano Diretor Depois de 16 consultas públicas, além dos seminários temáticos de uso do solo, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, infra-estrutura, mobilidade e acessibilidade e reuniões com segmentos específicos da sociedade civil organizada acontece hoje uma audiência pública para apresentação do novo Projeto de Lei do Plano Diretor. O evento acontecerá durante todo o dia, a partir das 8 horas no Espaço Cultural.


 


Greve dos bancários A greve dos bancários no Tocantins será intensificada a partir desta quarta-feira. A decisão pela paralisação total das atividades bancárias foi decidida ontem, durante assembléia Sindicato dos Empregados das Empresas de Crédito do Estado (Sintec-TO), que analisou a nova proposta da Fenaban; a entidade patronal elevou o índice de reajuste de 2% para 2,85%, mas diversos sindicatos no País classificaram a proposta como insuficiente, inclusive a do Tocantins.


 


Pré-vestibular à distância no TO Para garantir uma maior participação dos alunos da rede pública de ensino no vestibular das universidades estaduais e federais, foi lançado oficialmente ontem o projeto Pré-vestibular Cidadão Educon no Tocantins. Apesar das aulas já terem iniciado há cerca de 15 dias, o presidente da Educon, Luís Carlos Borges, ressaltou a importância de apresentar os resultados positivos da primeira experiência nesta área e reforçar a importância do curso.


 


Humanização no trânsito Dia 20 haverá mobilização em defesa de um trânsito mais humano na Capital. A mobilização é resultado de uma reivindicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) ao Ministério Público Estadual (MPE) para que alguma providência fosse tomada em relação ao trânsito da Capita, onde 39 pessoas já morreram e outras centenas ficaram feridas somente neste ano.


 


Guardas armados Os guardas metropolitanos de Palmas passarão a trabalhar com armas de fogo na Capital ainda este ano. A previsão é que até meados de novembro, os profissionais já estejam devidamente capacitados, com a validação de todos os certificados de registro e a expedição de porte de armas, para que até o Natal já estejam trabalhando de posse das armas. Até o momento os guardas atuam apenas com tonfa, uma espécie de cacetete.


 


Cresce consumo de energia O consumo de energia elétrica em setembro atingiu 47.011 MW médios, com aumento de 3,54% em relação a igual mês do ano passado, segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O resultado está abaixo do observado em julho e agosto, quando o crescimento ficou em 5,5% e 4,8%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, mas está acima do observado no trimestre abril/junho, quando o consumo registrou expansão de cerca de 2% sobre igual período de 2005. No acumulado do ano, houve aumento de 3,72% no total nacional até setembro sobre os primeiros nove meses de 2005. Até mesmo na região Norte, que estava crescendo ao ritmo de dois dígitos até o primeiro semestre, os dados do ONS apontam queda em setembro, com variação negativa de 0,75% em relação ao mês imediatamente anterior. Segundo os últimos dados divulgados pela Celtins, até o mês de junho o consumo no Tocantins chegava a 463.992 MW/h.


 


Estado atinge meta de vacinação Após ganhar um prazo de mais cinco dias para concluir a 2ª etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil, o Tocantins encerrou ontem os trabalhos atingindo a meta estipulada pelo Ministério da Saúde com 95,8% de cobertura vacinal. No entanto, 19 municípios não alcançaram os índices esperados.


 


Apreendidos caminhões com madeira Em menos de dez dias a Polícia Rodoviária Federal de Gurupi apreendeu 15 caminhões de madeira com irregularidades na Autorização de Transporte de Produtos Florestais ou nas notas fiscais. A última apreensão aconteceu na madrugada de ontem, quando um caminhão e quatro carretas foram presos. Os veículos foram vistoriados no Posto da PRF em Gurupi e depois encaminhados ao Ibama da cidade.


Ônibus capota com 19 passageiros Um ônibus da Empresa Transbrasiliana transportando 19 pessoas capotou na madrugada de ontem depois do motorista perder o controle e o veículo sair da pista. O acidente aconteceu no Km 577,5 da BR-153, próximo à cidade de Santa Rita do Tocantins, na região Sudoeste de Estado. Quatro pessoas ficaram feridas, mas ninguém morreu.


clebertoledo.com.br


Percentual de reeleitos dos mais altos do país O presidente da Assembléia, César Halum (PFL), afirmou que dos 16 parlamentares que disputaram a reeleição, 14 obtiveram êxito, o que representa um índice de 87,5%. Halum disse que “este é o sinal de prestígio que nossa Casa ainda mantém, mesmo com todo o desgaste e toda a desmoralização que o Poder Legislativo vem sofrendo no Brasil. Não tivemos nenhum parlamentar envolvido em escândalos e o povo reconheceu isto”.


 


Fato e Fato Novo reclamam Os presidentes das coligações Fato (PRTB/PSL/PHS) e Fato Novo (PDT/PTN/PAN/PTC/Prona) se reúnem nesta terça-feira, em Palmas. O objetivo do encontro é retomar a coalizão partidária para o segundo turno da eleição para presidente: “Ficamos sem estrutura, sem apoio, sem comitê, e, com isso, nos dispersamos, cada um correndo para um lado, tentando sobreviver”, avaliou o presidente do PHS. As duas coligações poderiam ter um melhor desempenho eleitoral, se tivesse havido mais apoio. O grupo pretendia eleger de dois a três deputados estaduais e pelo menos um deputado federal. Acabaram fazendo apenas um deputado estadual, Fábio Martins (PDT), que foi reeleito.


 


Guardas metropolitanos x Devarte O Sindicato da Guarda Metropolitana da Capital e do Tocantins (Sigmep-TO) lançou o “Movimento de Revitalização da Guarda”. O presidente do sindicato, Vilson Paulino de Melo, explicou que o movimento consiste em uma ampla reforma administrativa, “a começar pelo pedido de remoção do atual comandante (coronel Devarte Rocha)”. “(Devarte) já provou não ter competência, liderança e nem compromisso com a classe”, criticou Melo.



O Estado de S. Paulo



Lula quer atrair peemedebista Hartung para o seu palanque


Tânia Monteiro e Leonencio Nossa 


Após encontro com o presidente, Maguito diz que PMDB de Goiás está 100% com o petista no 2º turno


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou para as 9 horas de hoje reunião no Palácio da Alvorada com oito governadores eleitos no primeiro turno, os quais espera apresentar como apoios na campanha de segundo turno em sua disputa contra o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Serão quatro petistas e quatro aliados de outros partidos: Binho Marques (PT), do Acre; Eduardo Braga (PMDB), do Amazonas; Waldez Góes (PDT), do Amapá; Jaques Wagner (PT), da Bahia; Cid Gomes (PSB), do Ceará; Wellington Dias (PT), do Piauí; Marcelo Déda (PT), de Sergipe, e Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins


Tribuna da Imprensa


CARLOS CHAGAS


Ora, o eleitorado…


BRASÍLIA – Bahia e Ceará são exemplos de que o eleitorado quis mesmo mudar, e já se havia decidido pela mudança há pelo menos dois meses, não obstante os erros dos institutos de pesquisa. Jacques Wagner e Cid Gomes não eram propriamente nomes afastados da política, mas representam, nos governos de seus estados, valores desligados dos caciques e líderes tradicionais.


No reverso da medalha, porém, a reeleição de Aécio Neves, em Minas, a eleição de José Serra, em São Paulo, e a de Paulo Hartung, no Espírito Santo, entre outros, significam estar o eleitorado de seus estados satisfeito com políticos conhecidos e obviamente aprovados pela maioria, como governadores, prefeitos das capitais ou parlamentares experientes.


Nesse rol podem incluir-se Marcelo Déda, em Sergipe, Wellington Dias, no Piauí, Eduardo Braga, no Amazonas, Marcelo Miranda, no Tocantins, José Roberto Arruda, no Distrito Federal, Ivo Cassol, em Rondônia, Teotônio Vilela Filho, em Alagoas, Otomar Pinto, em Roraima, e André Pucinelli, no Mato Grosso do Sul. Vale repetir, independentemente de terem sido ou não previstos nas pesquisas de opinião.