Venezuela condena testes nucleares com fins militares

O governo da Venezuela condenou nesta segunda-feira (9/10) os testes nucleares com fins militares, e reiterou seu apoio à luta pelo desarmamento nuclear progressivo do planeta e pelo uso da energia atômica exclusivamente para fins pacíficos.

“Esses são princípios que hoje ratificamos em relação à informação que circulou pelo mundo inteiro sobre o teste nuclear anunciado”, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, a respeito dos testes realizados pela Coréia do Norte.



O chefe da diplomacia venezuelana reiterou que o presidente de seu país, Hugo Chávez, disse em diversas oportunidades que a energia nuclear deve ser utilizada para fins humanitários, como fornecer eletricidade a povos do sul que não têm esse serviço, e nunca para a destruição da humanidade.



“Condenamos todos os testes nucleares pelo imenso dano ao planeta, à vida já bastante deteriorada, produto do modelo desenvolvimentista e consumista que levou ao aquecimento global e à destruição da vida sobre a Terra”, acrescentou.