Ministério da Saúde divulga material para prevenir suicídios

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (10/10), Dia Mundial da Saúde Mental, em Brasília, um manual de prevenção ao suicídio. O documento é voltado para profissionais que trabalham nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O manual traz recomend

O coordenador Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, disse que o lançamento integra a estratégia de capacitar profissionais da área de saúde. “O manual de prevenção ao suicídio, criado especialmente para os Caps, é um serviço, uma orientação estratégica, para reduzir o número de tentativas de suicídio na população brasileira e reduzir os danos associados a esses comportamentos. Traz aumento de informações para sobre o tema, para combater justamente a dificuldade de abordar um assunto delicado como esse”.



Como parte da política de saúde mental e da Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio, Delgado informou que até o final deste ano cerca de cem novos Centros de Atenção Pscicossocial devem ser instalados em todo país. Hoje funcionam 918.



Perfil
Dados do Ministério da Saúde indicam que a maioria dos pacientes em risco de suicídio procura atendimento médico ou já está em tratamento devido a transtornos mentais como depressão e esquizofrenia. Atualmente, cinco milhões de pessoas têm problemas considerados graves pela psiquiatria no Brasil, como psicoses, neuroses e autismo.



No ano de 2004, cerca de oito mil pessoas cometeram suicídio no Brasil. A informação, do ministério, também aponta que os homens entre 15 e 35 anos e acima de 75 lideram essa lista. Em contrapartida, entre as mulheres a tentativa de suicídio é maior. Chega a acontecer quatro vezes mais em relação aos homens.



Os estados com maiores índices de suicídio na população são o Rio Grande de Sul, com enfoque na capital, Porto Alegre, e Mato Grosso do Sul, devido à incidência de suicídio entre a população indígena de etnia Guarani Kaiowá.