Quase metade dos internautas navega com acesso público

Cerca de 48% dos internautas brasileiros usam locais públicos pagos (35%) ou gratuitos (13%) para navegar. É o que revela a primeira pesquisa sobre internet pública, realizada pelo Ibope/NetRatings.

O estudo foi feito com base em 16.051 entrevistas com pessoas a partir de dez anos, em nove regiões metropolitanas do País: São Paulo, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Distrito Federal.



De acordo com a pesquisa, a classe A tem o maior percentual de usuários conectados (79% utilizam internet), mas apenas 13% navegam em locais públicos pagos e 5% os locais públicos gratuitos. Na classe B, os internautas somam 52%, entre os quais 29% utilizam locais públicos pagos e 9% gratuitos.



O acesso à internet é proporcionalmente bem menor no caso das classes C (22%) e D e E (10%). Entretanto, a navegação em locais públicos é mais freqüente entre os usuários dessas classes: 47% dos internautas de classe C navegam em locais públicos pagos e 19% em locais de acesso gratuito. Nas classes D e E, esse percentual sobe para 61% (pagos) e 28% (gratuitos).



Atividades diversas
Segundo a pesquisa, entre os usuários de acessos públicos gratuitos, com freqüência de uma ou duas vezes por semana, 33% utilizam a web para fazer atividades escolares.



Já os que navegam em locais públicos pagos, as atividades mais freqüentes são de relacionamento interpessoal: 61% enviam ou recebem e-mails, 39% participam de sites de relacionamento como o Orkut, 29% enviam mensagens instantâneas e 24% participam de chats (salas de bate-papo).



O governo mantém cerca de 3,2 mil pontos de acesso gratuito à internet, por meio do projeto Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), além de outros programas.



A partir do próximo ano, as concessionárias de telefonia fixa terão que manter postos de serviço com no mínimo quatro terminais de acesso público à internet, ampliando a oferta desse tipo de opção para a navegação. A cobrança desse serviço será feita por meio de cartões telefônicos.