Números demonstram campanha da mídia contra Lula
O presidente Lula continua com o maior número de notícias na mídia brasileira e é também o mais citado negativamente. O Observatório Brasileiro de Mídia divulgou nesta terça-feira (10) dois relatórios – um de acompanhamento da primeira seman
Publicado 11/10/2006 17:59
Entre as revistas – Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital, que representam o universo pesquisado -, o presidente Lula alcançou um alto índice de reportagens acusativas ou de rejeição: 88,9%. O candidato Lula teve 62,5%, enquanto o candidato tucano Geraldo Alckmin só foi citado negativamente 16,7% das vezes.
Com relação aos jornais, na pesquisa realizada no fim de semana das eleições, Lula apareceu em 68,2% das reportagens e foi citado negativamente em 65,5% do total. Já Geraldo Alckmin teve bem menos aparições na mídia, 20%, destas, apenas 35,3% não falaram do tucano de forma positiva.
Perseguição continua
Nesta primeira semana do segundo turno, a amostragem da mídia brasileira de jornais pesquisada pelo Observatório dedicou 537 reportagens a Lula candidato e presidente e a Geraldo Alckmin. Lula continua sendo o mais citado e apareceu em 317 destas. O número de matérias positivas não chegou aos 30%.
O candidato tucano foi mencionado em 199 reportagens. E teve maior percentual de positivas (40,7%) do que negativas, 30,7%.
O Observatório da Mídia analisa semana a semana a cobertura de cinco jornais – Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, Correio Braziliense, O Globo e Jornal do Brasil – e de quatro revistas – Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital.
De Brasília
Márcia Xavier
Com Comunique-se
Fonte: Comunique-se