Festival Brasil Plural começa esta semana, em Munique, e termina em 2007

O Festival Brasil Plural, consagrado como a maior mostra itinerante do cinema brasileiro na Europa, está em sua nona edição. A abertura da edição deste ano aconteceu em Munique, nesta quinta-feira (12). Um grande público alemão prestigia a mostra, perm

Este ano o Festival integra a Copa da Cultura – organizada pelo Ministério da Cultura -, e vai percorrer 12 cidades de três países: Alemanha, Áustria e Suíça, até janeiro de 2007.


 


Os 15 curtas-metragens, que serão exibidos com legendas em alemão, são da produção recente de vários estados brasileiros – Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.


 


A mostra já abriu inúmeros espaços no exterior, como a inclusão dos filmes brasileiros na programação dos cineclubes alemães, em circuito aberto e com retorno de bilheteria para os diretores, em 2004 e 2005. Em 2006, a parceria deve continuar. Além dos curtas serão apresentados cinco longas sob a temática Diversidade e Identidade.


 


Programação variada


 


Na programação haverá também uma mostra de vídeos do projeto Revelando os Brasis, promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Instituto Marlin Azul, em comunidades com até 20 mil habitantes.


 


Também faz parte da programação o segundo Brasil + Plural, com debate sobre a produção audiovisual dos movimentos sociais no Brasil, que este ano vai levar o Nós do Cinema, do Rio de Janeiro, e acontece nas cidades de Munique e Hamburgo.


 


Uma outra novidade é o Brasil Plural Musik. Em parceria com a EMI serão exibidos dois DVDs musicais: Barulhinho Bom, de Marisa Monte; e Fernanda Porto ao Vivo, de Fernanda Porto, que vai ampliar o público para os artistas brasileiros.


 


Fonte: MinC