Festival Internacional de Balé de Cuba começa no dia 28

A bailarina da foto é Glenda García, e ela ensaia o espetáculo ''El Día de la Creación'' para o Festival Internacional de Balé de Cuba, que começa dia 28 em Havana. O evento, que acontece a cada dois anos, está em sua 19ª edição.

 



''El Día de la Creación'' é de autoria do coreógrafo espanhol Gregorio Montero Morell, ou apenas Goyo Montero. A peça venceu este ano o Concurso Ibero Americano de Coreografia por sua ''inventividade'', e agora será encenado num dos principais festivais de dança do mundo.


 


Criado em 1960 pelo Balé de Cuba e institutos turísticos, o festival foi um dos primeiros projetos culturais do então novo governo de Fidel Castro. A intenção de se criar um grande evento de dança não competitivo, segundo os organizadores, é de ''permitir ao público que desfrute as criações e atuações de prestigiadas figuras da dança mundial e mostrar o alto nível alcançado pelo balé cubano''.


 


Essa edição terá clássicos como ''Lago dos Cisnes'', ''Giselle'' e ''Don Quixote'', e a novidade do ''Balé Shakespeare e suas máscaras'', criação da diretora do Balé de Cuba Alicia Alonso, que terá a Praça Velha do Centro Histórico como cenário.


 


O Balé de Cuba foi fundado em 1948 e já fez 777 espetáculos em todo o mundo. Sua última apresentação no Brasil foi em junho deste ano.


Fonte: Terra Magazine