Documentário argentino mostra lado “ridículo” de presidentes

Uma mosca rodeia o rosto do vaidoso ex-presidente argentino Carlos Menem, 76. Por fim, pousa sobre seu nariz. Alguém logo entrega ao político um spray de Raid para que ele tente acabar com o inseto. O resultado é um homem que comandou a Argentina por quas

Um a um, respeitando a ordem histórica, os oitos presidentes que governaram a Argentina desde a redemocratização, de Raúl Alfonsín a Néstor Kirchner (quase todos desafetos uns dos outros), são “vítimas” do mesmo tipo de ironia.


 


Os responsáveis são os diretores e produtores do documentário Yo Presidente (Eu Presidente), que chega aos cinemas argentinos nesta quinta-feira. “Olá, pessoal, este velho bigodudo é o presidente Raúl Alfonsín”, afirma o próprio Alfonsín (1983-1989), 79, em close de câmera, apresentando-se à posteridade a pedido da equipe do filme. De repente, seu celular toca, e o espectador percebe que ele não sabe usar o aparelho.


 


“São esses os presidentes que pudemos conseguir? São esses os que merecemos? Eles têm as características que mostram o pior do povo argentino. São um Frankenstein do que nós somos”, diz Luis Majul, jornalista e produtor do filme.


 


Ele conta que Kirchner, 56, ao ser convidado, respondeu: “Não sou ator”. O atual presidente, que nunca dá entrevistas, aparece na Casa Rosada e, quando vai discursar, o filme acaba, mantendo o silêncio.


 


Diretores e produtores argumentam que não usaram câmeras ocultas. É evidente, porém, que os ex-presidentes não tinham idéia de que vários momentos estariam na versão final. Para o cineasta Mariano Cohn, que dirigiu ao lado de Gastón Duprat, o filme “falta um pouco com o respeito ao gênero documental, pois parece uma comédia, mas é um documentário”.


 


Imagens de momentos da história argentina são mescladas com entrevistas exclusivas editadas de forma a privilegiar detalhes da vida privada em detrimento das posições políticas.


 


Assim, surge o peronista Eduardo Duhalde (2002-2003), 65, descrevendo seu hobby de caçar tubarões e o controvertido radical Fernando De la Rúa (1999-2001), 69, elogiando o Viagra, mas negando usá-lo –ainda no governo, uma embalagem do remédio foi “descoberta” no gabinete em uma de suas fotos oficiais.


 


Também estão dois dos presidentes-relâmpago, que assumiram na crise de 2001, após a renúncia de De la Rúa: Ramón Puerta (três dias) e Eduardo Camaño (um dia). Adolfo Rodríguez Saá, que governou por nove dias, segundo o filme, impôs como condição um contrato que lhe daria indenização de US$ 1 milhão se não gostasse do resultado. O tempo que caberia a ele foi dedicado a uma lhama.