Guatemala e Venezuela decidem vaga no Conselho de Segurança

A Guatemala obteve mais votos do que a Venezuela na primeira rodada de votação para um assento não permanente no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), mas não os dois terços necessários para conseguir o mandato de dois anos no

As 192 nações que compõem a Assembléia-Geral elegeram a África do Sul, Indonésia, Itália e Bélgica para as outras quatro cadeiras abertas. A Guatemala, cuja candidatura é apoiada pelos Estados Unidos, recebeu 109 votos, 15 a menos do que os 124 necessários, o que forçou a realização de uma segunda rodada. A Venezuela ficou com 76 votos.


 


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, cedeu às pressões exercidas pelos Estados Unidos e por setores conservadores do país declarando que vai se abster na votação.


 


Fontes diplomáticas na ONU não descartam a possibilidade de que Venezuela e Guatemala não consigam obter os dois terços dos votos necessários para ingressar no Conselho como membro não permanente.


 


Uma situação que pode repetir o que aconteceu entre Cuba e Colômbia, em 1979, quando os dois países tiveram de passar por 154 votações, durante três meses, até que um dos dois obtivesse dois terços dos votos. Cuba só foi eleita para o Conselho de Segurança em 1990.