PCdoB protocola ação para apurar irregularidades na eleição

O PCdoB protocolou no dia 9 uma ação pedindo que o TRE/RJ investigue irregularidades ocorridas no pleito de 1º de outubro. A deputada federal Jandira Feghali esteve presente ao ato de entrega, assim como a Presidente Estadual

O Partido pede que o Tribunal investigue o envio de torpedos dizendo que igrejas e ONGs recomendavam aos eleitores para não votarem em Jandira alegando que ela não acreditava em Deus e que era a favor do aborto. Essas mensagens foram enviadas na véspera da eleição e até mesmo no dia da votação. A ação requer que o TRE envie ofício às operadores de celulares TIM e Oi, onde os torpedos foram concentrados, para que elas informem a origem das mensagens e quantas foram enviadas. O envio das mensagens é caracterizado como abuso do poder econômico.


Outra irregularidade que deve ser investigada é o envio, pela secretária do então candidato Francisco Dornelles na Fundação Getúlio Vargas, de propaganda eleitoral em favor do chefe, via mensagem eletrônica. Como a FGV recebe verba pública, a propaganda eleitoral estava vetada em suas dependências.


A ação será relatada pelo corregedor do TRE/RJ, Jaime Boente.