Direita tcheca coloca juventude comunista na ilegalidade

A União da Juventude Comunista da República Tcheca (KSM) foi oficialmente dissolvida pelo Estado na última quinta-feira (12/10).  A KSM recebeu neste dia 16 uma carta do Ministério do Interior da República Tcheca que anuncia a sua decisão de disso

Milhares de cidadãos tchecos assinaram uma petição contra a intenção do Ministério do Interior de tornar a KSM ilegal. O protesto contra a ilegalização da KSM foi expresso, por exemplo, pela organização dos lutadores antifascistas na Segunda Guerra Mundial, organizações estudantis, partidos políticos e associações civis compondo uma grande resistência à imposição do Ministério do Interior de ilegalizar a KSM.


 


Centenas de organizações juvenis, estudantis, sindicatos e partidos políticos além de milhares de pessoas protestaram contra as ações do Ministério do Interior e nas embaixadas da República Tcheca em diversos países.


 


A solidariedade para com a KSM foi expressa por um grande número de parlamentares, intelectuais de renome e personalidades como o Prêmio Nobel de Literatura Dario Fo, o Comandante Marcos, líder dos Zapatistas, e o cantor Bono Vox do grupo musical U2.


 


Demonstrações de apoio à KSM foram organizadas em frente de embaixadas da República Tcheca em muitos países do mundo. A Federação Mundial das Juventudes Democráticas realizou um Dia Internacional de Solidariedade a KSM no dia 27 de fevereiro de 2006.



 
O Ministério do Interior inicialmente justificou a impugnação do status legal da KSM como uma associação civil sob o pretexto de que os objetivos da KSM interferiam em uma área restrita aos partidos políticos. Posteriormente, declarou que o comportamento da KSM seria ilegal porque se baseia nas teorias de Marx, Engels e Lênin e proclama a necessidade da revolução socialista.


 


Não obstante, o Ministério do Interior não usou aqueles argumentos para a dissolução do KSM. A única razão que conduziu oficialmente à dissolução é o de que a KSM defende em seu programa a necessidade de substituir a propriedade privada dos meios de produção pela propriedade coletiva dos meios de produção.


 


Apesar da dissolução oficial da KSM pelo poder estatal, nossa luta pelos direitos da maioria da juventude – estudantes, jovens trabalhadores e desempregados – continua, assim como continua a luta pelo Socialismo! E a KSM está indo aos tribunais para reverter a decisão do Ministério do Interior.


 


A ilegalização da KSM foi imposta sob uma atmosfera de uma feroz campanha anticomunista, um a verdadeira “caça-às-bruxas” com ataques e chamados à ilegalização do Partido Comunista da Boêmia Moravia (KSCM). A decisão do Ministério do Interior foi tomada apenas uma semana antes das eleições para o Senado às quais o KSCM concorre. 


 


Reproduzimos abaixo a solicitação de solidariedade da KSM, dirigida a todo o mundo




 
Queridos camaradas e amigos
 
É muito importante que a opinião pública internacional se levante contra esta ilegalização e a criminalização do Movimento Comunista na República Tcheca. Por isto, pedimos-lhes que expressem sua solidariedade com a KSM e protestem contra esta decisão sem precedentes do Ministério do Interior da República Tcheca nas embaixadas Tchecas em seus países. Os endereços podem ser encontrados na internet na seguinte página:
 
http://www.mzv.cz/wwwo/mzv/default.asp?ido=7904&idj=2&amb=1&ikony=False&trid=2&prsl=False&pocc1= 
 
Pedimos também que simultaneamente informe-nos sobre suas atividades através do nosso e-mail: [email protected] ou no fax: ++420 222 897 449.
 
É possível também assinar as seguintes petições pela internet:
http://4ksm.kke.gr  (iniciativa do Partido Comunista Grego),
http://wfdy-ksm.kne.gr (iniciativa da Federação Mundial das Juventudes Democráticas).
 
Pedimos que divulguem estas informações sobre os atos antidemocráticos do poder estatal tcheco na mídia de seus países e apelamos para todas as formas de solidariedade.
 
Com o apoio internacional é possível – e é vital – derrotar todos os ataques anticomunistas e antidemocráticos!
 
Viva a Solidariedade Internacional!


Departamento Internacional da União da Juventude Comunista da República Tcheca (KSM)