Pyongyang acusa Coréia do Sul de traição

Em resposta à administração da Coréia do Sul, que concordou com a recente resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando o recente teste nuclear realizado pela república Popular Democrática da Coréia, o governo de Pyongyang declarou nesta terça-feir

O ato de traição da Coréia do Sul, por se juntar às sanções internacionais contra seu vizinho do norte, pode levar as relações entre os dois países a uma prova de força e à guerra, advertiu o governo de Pyongyang.


 


“As autoridades sul-coreanas seguem a vontade americana e as exigências de sanções e de pressão contra a República Popular Democrática da Coréia. Na realidade, trata-se de um ato de traição que conduz as relações inter-coreanas a uma prova de força e à guerra”, indicou o Rodong Sinmun, jornal do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte.


 


Seul, mesmo demonstrando oposição em relação à aplicação de uma cláusula que prevê a interceptação de navios norte-coreanos, refletiu a vontade da administração Bush e condenou com veemência o teste realizado pela RPDC. Desde então, seguem tensas as relações entre os dois países.


 


No fim dos anos 1990 ambos os países abriram negociações, em um processo de reaproximação histórica. Mas esta política de reaproximação tem sido alvo de criticas da direita coreana desde que a RPDC realizou o teste nuclear, supostamente em 9 de outubro.