Atraso em apuração vira motivo de piada no Equador

A lentidão na apuração de votos do primeiro turno da eleição presidencial no Equador, que esteve a cargo do consórcio brasileiro E-Vote, está sendo motivo de piada no país.

Nesta terça-feira (17/10), o tablóide “Extra” mostrou a foto de uma tartaruga carregando uma placa onde se lê “E-Vote”, com a manchete: “Nos disseram que dariam os resultados. Só não disseram em que ano”.



A contagem dos votos foi suspensa pela empresa na noite de domingo quando já tinham sido apurados cerca de 70% dos votos, por causa de um suposto colapso no sistema de computador. A suspensão acabou levantando suspeitas de fraude e o Tribunal Superior Eleitoral do Equador anunciou que iria cancelar o contrato com a empresa na segunda-feira (16).



Na imprensa equatoriana, os incidentes na apuração eleitoral foram criticados com destaque em todos os jornais do país. “Sem resultados pela primeira vez em 27 anos”, estampou o “El Universo”, enquanto o “La Hora” falava em “Gozação com o país”.



Perdas
Criticado por praticamente todos os jornais do país, o TSE equatoriano se apressou em dizer que o Equador não perderá dinheiro com o problema, uma vez que a E-Vote teria dado garantias financeiras de cerca de US$ 2 milhões para o caso de não cumprir sua parte no contrato. O resultado das eleições deveria ter sido entregue ainda na noite de domingo (15).



Além da garantia, o E-Vote também deve ter de pagar uma multa de US$ 250 mil pela quebra do contrato. Porta-vozes do TSE disseram que nenhuma empresa de apuração eletrônica será contratada para o segundo turno.



A empresa teria feito um pedido formal de desculpas numa entrevista coletiva e teria dito que segue fazendo a apuração até o final, com os resultados saindo na noite desta terça-feira e garantindo que não havia risco de fraude. Contudo, o contrato da E-Vote com o TSE já foi cancelado e o órgão iniciou a apuração tradicional, segundo informações oficiais.



A lei equatoriana determina que o TSE tem 10 dias para divulgar os resultados da eleição.



Leia também: TSE divulga novas parciais da apuração presidencial