Lula e Cabral disparam no Ibope no Rio de Janeiro

Pesquisa Ibope mostra que o candidato do PMDB ao governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral – apoiado pelo presidente Lula -, ampliou de 24 para 30 pontos percentuais sua vantagem sobre Denise Frossard (PPS), apoiada por Geraldo Alckmin (PSDB) e Cesar Maia.

 

Cabral, que tinha 64% dos votos válidos na pesquisa divulgada em 12 de outubro, passou para 67% no levantamento divulgado no dia 19, enquanto Frossard caiu de 36% para 33%.


 


Aumentou a consistência entre intenção de votar em Sérgio Cabral e em Lula, pois 72% dos simpatizantes do primeiro declaram que votariam no segundo (eram 67% na rodada passada).


 


Governador


 


Sérgio Cabral apresenta crescimento significativo nos dois extremos de idade, entre jovens de 16 a 24 anos e entre os eleitores de 50 anos ou mais (sobe sete pontos e vai para 63% em ambas as faixas), mas também oscila positivamente nas demais faixas etárias.


 


Em termos de escolaridade, a variação positiva do primeiro colocado se dá mais intensamente entre eleitores com até a 8ª série do Ensino Fundamental (Sérgio Cabral passa de 67% para 75% entre quem tem até a 4ª e de 63% para 69% entre os que têm até a 8ª série do Fundamental). Já no segmento com nível Superior, Denise Frossard ganha três pontos, ampliando sua vantagem sobre o adversário (54% a 34%).


 


A margem de erro é de dois pontos percentuais. O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 16 a 18 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE do Rio com o número 76443/2006.