Bolívia criará nova empresa estatal de hidrocarbonetos

A quatro dias de vencer o prazo para as negociações com as multinacionais de petróleo, o governo boliviano anunciou nesta terça-feira (24/10) a criação de uma nova empresa estatal: a Corporação YPFB (Yaciminetos Petroliferos Fiscales Bolivianos).


A medida faz parte do projeto de reestruturação da empresa-símbolo do setor. De acordo com a proposta, a companhia participará de toda a cadeia produtiva e comercial, em sintonia com o decreto de nacionalização colocado em prática pelo governo no último dia 1º de maio.



A sede da Corporação YPFB será em La Paz e sua estrutura prevê uma presidência executiva, uma gerência-geral e sede gerências nacionais, de acordo com o comunicado apresentado à imprensa.



Novos contratos
Na véspera do anúncio da nova empresa, o presidente Evo Morales já havia reiterado que não haveria mudança nos prazos dado às multinacionais para firmar novos contratos. “As normas deverão ser respeitadas”, afirmou, lembrando que os 180 dias estabelecidos vencem no próximo sábado.



Morales afirmou também que, nos novos contratos, as empresas ficarão comprometidas a investir na exploração e no desenvolvimento de campos de gás natural no país.



Os investimentos mínimos já estão definidos para garantir o cumprimento dos contratos com a Argentina e o Brasil, que supõe a obrigação de exportar até 57,7 milhões de metros cúbicos diários de gás a partir de 2010, disse o ministro dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas.



“Se tudo sair bem, a partir de 29 de outubro têm que haver no país investimentos em exploração, porque não é somente ter reservas para consumo, mas sim o lógico e racional na política energética, que é consumir e descobrir novas reservas”, disse Villegas.