Caravana da Juventude LULA promove debate com Marilena Chauí em SC
Depois de percorrer as 10 maiores cidades em Santa Catarina, a Caravana da Juventude LULA Presidente, composta por diversas entidades dos movimentos sociais e juventudes partidárias, traz a professora e filósofa Marilena Chauí à Universidade Federal de Sa
Publicado 26/10/2006 22:18 | Editado 04/03/2020 17:14
Marilena começou a exposição fazendo um paralelo entre Aristótoles e Maquiavel, fazendo um resgate conceitual sobre a ética e a política, aproximando um do outro, tratando a ética enquanto conceito da coletividade, assim como a política. Desta forma, evidenciou o que é verdadeiramente a corrupção. Assim, considerou falaciosa a afirmação “ética na política” já que a ética só pode ser “da política”, pois a política só pode ser universal, assim como a ética.
A intelectual desmistificou a tentativa de aproximar as candidaturas Lula e Alckmin, quando a direita passa a idéia de que não há diferença entre as duas candidaturas. Afirma, assim que a democracia se caracteriza pela garantia fundamental dos direito dos cidadãos concedidos pelo estado, em contraposição com o projeto tucano que passa por transformar os direitos fundamentais em serviços, a serem comprados e regulados pelo mercado.
Quando perguntada sobre o papel dos movimentos sociais nos marcos do governo Lula, a professora considerou que só é possível fazer os governos avançarem se os movimentos sociais preservarem sua autonomia. Por outro lado, é preciso que os mesmos estejam dentro dos espaços decisórios de governo. Ressaltou a acertada postura do MST e da UNE nesse sentido.
Despediu-se destacando a influência predatória da grande mídia nas eleições, enquanto importante formador de opinião e ressaltou a importância da implementação do sistema digital de televisão para a democratização dos meios de comunicação e para o enfraquecimento dos oligopólios midiáticos globais que dominam a comunicação mundial.
A Caravana da Juventude encerra nesta sexta-feira com uma grande atividade na cidade de Tubarão. Mobilizou milhares de pessoas por onde passou. Segundo Tiago Andrino, coordenador da Caravana “a Caravana cumpriu um papel de vanguarda reunindo juventudes de vários partidos na defesa de um novo mandato do presidente Lula para avançar nas mudanças”.
De Florianópolis,
Ticiana Álvares e João Braga