Vantagem de Requião sobre Dias é de 5 pontos, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha encomendada pela Folha e pela TV Globo, divulgada nesta terça-feira (24) pelo “Paraná TV” mostra que Roberto Requião (PMDB) lidera a disputa pelo governo do Paraná, com 50% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 49%.<

 


 


Osmar Dias (PDT) aparece com 45% das intenções de voto –mesmo percentual da pesquisa anterior. Com isso, a vantagem de Requião sobre Dias oscilou de 4 pontos para 5 pontos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


 


Em votos válidos –excluindo brancos, nulos e indecisos–, Requião tem 53%, contra 47% do pedetista. No levantamento anterior, Requião tinha 52% e Dias aparecia com 48%.


 


O Datafolha ouviu 1.652 eleitores em 88 cidades do Paraná entre ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná.


 


Vox Populi mostra empate


 


Já o instituto Vox Populi divulgou uma pesquisa na segunda-feira (23) que mostra o governador licenciado Roberto Requião rigorosamente empatadao com seu adversário do PDT. Ambos tem, segundo Vox Populi,50% dos votos válidos. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.


 


O instituto ouviu 1.200 eleitores em 45 municípios do Estado entre os dias 20 e 21. Foram observados 5% de eleitores indecisos, 4% que optaram pelos votos brancos ou nulos e 1% que declararam abstenção.


 



Dá para confiar no Datafolha?


 


Vale lembrar que a campanha pela reeleição de Requião comprou uma briga com o jornal Folha de S. Paulo, pertencente ao mesmo grupo do Datafolha. Os advogados da campanha de Requião tentaram impedir na Justiça que a Folha publicasse reportagens sobre um esquema de grampos telefônicos no Paraná que, supostamente, envolviria pessoas do governo estadual. A Justiça negou o pedido e a Folha de S. Paulo, contrariada com a ação do peemedebista contra o jornal, aumentou a carga de críticas ao governador paranaense.


 


Ao lado disto, analistas políticos concordam que a melhor receita para fazer um candidato perder as eleições é fazê-lo acreditar que está na frente nas pesquisas quando na verdade está empatado ou até mesmo ligeiramente atrás do adversário.


 


A militância de candidatos que estão liderando pesquisas tendem, naturalmente, a relaxar na busca de votos nos últimos dias da campanha. Enquanto que a militância de candidatos que estão com pequena desvantagem tendem a correr atrás do prejuízo para tentar reverter a situação. Faltando poucos dias para a votação do segundo turno, esta receita pode determinar um resultado eleitoral diferente do que a pesquisa Datafolha mostra hoje.


 


Portanto, recomendam os analistas, é mais prudente Requião confiar nos dados do Vox Populi e fazer um esforço extra nesta reta final, para não se decepcionar no dia 29.


 


Da redação,
Cláudio Gonzalez