Lula obteve maior votação proporcional no Amazonas

A vitória esmagadora do petista já era prevista. Municípios deram mais de 90% de votos para Lula.

Lula obteve maior votação proporcional no Amazonas  


Aproximadamente 96% do eleitorado do Manaquiri (a 61 quilômetros de Manaus) votaram em Lula e garantiram a maior votação proporcional para o petista.


A ‘chuva de votos’ foi estendida para todo o Estado, cujo percentual atingiu 78,07% no primeiro turno e 86,8% no último domingo.


O desempenho eleitoral de Lula cresceu quase 9% no dia 29 em relação ao dia 1º de outubro.


Nem as duas vindas do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) ao Estado conseguiram recuperar sua imagem. O tucano conseguiu apenas 176.338 votos, o equivalente a 13,2%. Obteve um leve crescimento – de 0,75% votos.


A vitória esmagadora do petista já era prevista. Em sua visita a Manaus, no último dia 17, uma carreata reuniu mais de seis mil pessoas. Em comício realizado em plena manhã de terça-feira, o governador Eduardo Braga (PMDB) que apóia o presidente, pediu que o povo amazonense desse 90% dos votos para Lula. Este disse que ficaria satisfeito com 80%.


Alckmin enviou primeiro sua mulher, Lu Alckmin à capital. Ela foi mais bem recebida que o marido. Na semana seguinte, o tucano também resolveu vir a Manaus e reuniu apenas 80 simpatizantes no aeroporto internacional Eduardo Gomes, onde desembarcou. Seu principal objetivo foi se defender das ‘acusações’ de que acabaria com a Zona Franca de Manaus.


Em comício, o petista reafirmou seus compromissos com o Estado. Entre eles, o de trazer mais escolas técnicas para os municípios do interior, recuperar a rodovia BR-319 – que liga Manaus a Porto Velho, desapropriar a área da invasão Nova Vitória, em Manaus, que abriga mais de 5 mil famílias e pertence à União, e ajudar o Estado e o Município a resolverem o problema da falta d’água que atinge aproximadamente 600 mil pessoas na capital.


 


Municípios deram mais de 90% de votos para Lula


Lula venceu em todas as 62 cidades do Amazonas. Em algumas, o percentual de votos ultrapassou os 90%. Foi o caso de Eirunepé, onde o petista obteve 90,90% dos votos. Em Benjamin Constant, o petista alcançou 92,74% dos votos válidos. 92,9% dos eleitores de Borba também votaram em Lula. Caapiranga deu 93,27% da votação para o presidente operário.


 


De Manaus,


Mariane Cruz