Fim do impasse na ONU: Panamá é o candidato de consenso

Após duas semanas de impasse e 47 rodadas de votação, Guatemala e Venezuela decidiram se retirar da disputa pela vaga não-permanente reservada a América Latina no Conselho de Segurança da ONU e indicar o Panamá como candidato de consenso.

O anúncio foi feito pelo embaixador do Equador na ONU, Diego Cordovez, que mediou duas reuniões nesta quarta-feira (1º/11) entre os chanceleres Gert Rosenthal (Guatemala) e Nicolás Maduro (Venezuela), numa tentativa de pôr fim à controvérsia.



Os dois países apresentarão oficialmente a candidatura do Panamá em reunião nesta quinta-feira com os 34 membros do bloco latino-americano e caribenho no organismo para que a indicação seja referendada. A votação pela Assembléia Geral está prevista para a próxima terça.



A eleição do Panamá é considerada certa, mas sua indicação foi uma surpresa, já que a República Dominicana vinha sendo apontada como o possível candidato consensual. Questionado sobre o porquê da indicação do Panamá, o chanceler Rosenthal disse: “É um país que une a América do Sul e a América Central. Estamos preocupados com a idéia de divisões entre o norte e o sul da América Latina. Gostaríamos de deixar essa idéia de lado buscando um país que é bem recebido nos dois extremos do nosso continente”.



Disputa contra os EUA
Após a divulgação do acordo, Maduro agradeceu a todos os países que estiveram ao lado da Venezuela durante as 47 rodadas de votação. E, a pedido do presidente Hugo Chávez, deixou claro que seu país não tem absolutamente nada contra o governo da Guatemala.



“Em nome do presidente Chávez, ratifico nossa mensagem de irmandade e apoio ao governo guatemalteco. Nossa disputa era contra a hegemonia dos Estados Unidos”, afirmou.



Com a escolha, o Panamá será o substituto da Argentina no CS da ONU, a partir do próximo dia 1º de janeiro.