Nicarágua: Se eleito, Ortega pedirá ajuda a Lula e Chávez

O candidato presidencial sandinista, Daniel Ortega , anunciou nesta quarta-feira que se ganhar as eleições presidenciais na Nicarágua no próximo domingo, 5 de novembro, pedirá ajuda ao Brasil e à Venezuela para financiar projetos energéticos, pois será su


“Somos nós os únicos que temos possibilidade de resolver o problema dos apagões e vamos fazê-lo imediatamente, com a cooperação dos irmãos venezuelanos, com o petróleo venezuelano”, disse o aspirante presidencial, que encabeça as pesquisas de intenção de voto.



Ortega disse num comício em Chinandenga que, se chegar ao governo, investirá também na construção de projetos hidrelétricos e geotérmicos “com o apoio e a experiência de nossos irmãos do Brasil”.



“O tema energético é o número um que temos de resolver”, afirmou o ex-presidente (1985-1990), demonstrando otimismo em finalizar as eleições de domingo logo no primeiro turno.



Pesquisas
Segundo a Constituição nicaragüense, para ganhar as eleições em primeiro turno o candidato mais votado deve obter pelo menos 40% dos votos; caso não se chegue a esse percentual, são necessário 35% dos sufrágios emitidos, mas com uma diferença de pelo menos 5% sobre o segundo colocado.



Duas das últimas pesquisas eleitorais da última semana de outubro atribuíam a Ortega porcentagens que oscilavam entre 33 e 35% dos votos, enquanto seu mais imediato concorrente, Eduardo Montealegre, da Aliança Nacional Nicaragüense, receberia em torno de 20% dos votos.



Por sua partte, Jose Rizo, de outro agrupamento de direita alcançaria entre 14 e 16% dos votos, enquanto Eduardo Jarquín, da Renovação Sandinista, dissidente da FSLN, obteria entre 10 e 14%.



Os indecisos oscilavam em meados de outubro em torno dos 20%, quantidade que pode vir a ser o fiel da balança nestas eleições.