Cinco prefeitos e dois vices entram no PCdoB-Bahia
O Teatro Dias Gomes, do Sindicato dos Comerciários, ficou pequeno nesta sexta-feira (17) para o número de lideranças políticas, sindicais, estudantis e populares que acorreram ao ato de filiação ao PCdoB de cinco prefeitos, dois vice
Publicado 20/11/2006 18:14
Filiaram-se ao PCdoB, durante o ato, os prefeitos de Boa Nova, Adonias da Rocha Pires de Almeida; de Correntina, Nilson José Rodrigues (Maguila); de Baianópolis, Jandira Soares Silva Xavier; de Lençóis, Luis Senna; de Marcionílio Souza, José Almeida Rebouças (Zéu), além dos vice-prefeitos de Dário Meira, Marcos Micheli e de Itaguaçu da Bahia, Joemir Barreto.
A mesa de abertura do ato, dirigida por Péricles de Souza, presidente estadual do partido, e pela secretária estadual de Comunicação, Julieta Palmeira, contou com a participação do deputado federal Daniel Almeida, dos deputados estaduais Edson Pimenta, Javier Alfaya, Álvaro Gomes, da prefeita de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal e do diretor geral da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima. A deputada federal Alice Portugal, impossibilitada por motivo de saúde de comparecer ao ato, enviou mensagem de boas vindas aos novos filiados.
Na sua saudação, Péricles de Souza, destacou o significado da reeleição de Lula com mais de 20 milhões de votos de vantagem, fruto da elevação do nível de consciência da população, “que soube enfrentar as manipulações dos setores conservadores e da mídia e reafirmar o caminho das mudanças para o nosso país.”
O dirigente sublinhou também o grande desafio que representa para o conjunto do PCdoB no Estado a incorporação destes novos militantes e o esforço do partido para ajudá-los a levar as mudanças a seus municípios e para organizar o povo dessas regiões para as lutas que virão, pois “o PCdoB não luta apenas para eleger parlamentares e prefeitos, luta também nos sindicatos, na Fetag, na CUT, no movimento estudantil, no movimento anti-racista, no movimento de mulheres, enfim, em todas as lutas e movimentos sociais”.
Já o deputado federal Daniel Almeida, ao dar as boas vindas, lembrou que o partido ao acolher os novos militantes assume também responsabilidades no sentido de ajudá-los a construir a cidadania em seus municípios. Salientou que “agora, com a eleição de Wagner governador, inaugura-se um novo momento na política baiana em que todos temos o dever de ajudar para que as coisas andem bem e que o nosso estado enfim se liberte do jeito atrasado de fazer política de ACM, baseado nas perseguições e no mandonismo.”
Falando pela bancada estadual, Edson Pimenta enfatizou os Programas Sociais do governo Lula e a ação parlamentar do PCdoB na busca desses recursos para potencializar as políticas sociais nos diversos municípios, bem como o crescimento do prestígio do Partido no interior por ter passado incólume pelos escândalos políticos. “Tantos anos de carlismo levaram a Bahia a ser campeã das desigualdades, o que o PCdoB quer é ajudar a levar a cidadania para este povo, com firmeza e responsabilidade”.
A mensagem do dirigente nacional do PCdoB, Haroldo Lima, ovacionado pela militância na sua chegada, resgatou a história de resistência das forças democráticas na Bahia, à ditadura militar e ao grupo carlista (do senador Antonio Carlos Magalhães), durante as últimas décadas. Haroldo enfatizou a importância do PCdoB nesta luta e o momento novo que se abre para os baianos com a vitória de Jacques Wagner para governador, discorreu sobre a importância da reeleição de lula para os povos da América Latina e arrematou, “O PCdoB é como uma boa semente. Resiste às intempéries para depois brotar, no início como uma pequena erva, para depois crescer como um arbusto e quando se vai ver, transformou-se num imenso Jequitibá”.
Em seguida, foi a vez dos prefeitos recém filiados ao partido se manifestarem.O prefeito de Lençóis foi representado por sua filha, Vanessa Senna e o presidente da Câmara Municipal de Palmeiras, Cleber Santos, falou em nome dos vereadores.
Após o ato, todos se dirigiram para a inauguração do Escritório Político do deputado federal Daniel Almeida, na Rua da Mouraria, próximo ao local. A alegria e o entusiasmo estavam presentes no rosto de todos. Uma grande quantidade de militantes das mais diversas áreas de atuação, que estavam um pouco dispersos prestigiou o evento. Foi dia de lembrar da militância estudantil na época da Viração, das escaramuças na resistência democrática, da retomada do movimento sindical das mãos dos pelegos, das eleições dos parlamentares comunistas em Salvador e no Estado.
Enfim, um dia de muita alegria para os que participaram da luta para derrotar a ditadura carlista na Bahia e vêm agora o PCdoB emergir deste processo fortalecido e com um grande prestigio político no Estado. Um dia para festejar a esperança revivida na militância com a eleição de Wagner e Lula.
De Salvador,
Emanoel Souza