PCdoB defende mandato legítimo no Sintratel, contra o golpismo

No dia 20 de setembro, no calor da disputa eleitoral que tomava conta do país, um grupo formado por uma minoria de diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing reuniu-se na sede do sindicato para discutir o afastamento do presidente e de mais

No final, porém, os participantes foram surpreendidos por esse mesmo grupo de diretores que tinham pedido o afastamento do presidente acompanhado de “seguranças” que ocuparam o prédio do sindicato, descumprindo a decisão da maioria.



O PCdoB condena a ação golpista. Em sua história de lutas, sempre defendeu a organização legítima dos trabalhadores, o direito inexpugnável de cada categoria eleger seus representantes sindicais e, conseqüentemente, o direito e o dever que um mandato sindical legitimamente eleito tem de conduzir a luta dos trabalhadores.



Em face dos acontecimentos, que envolve a atuação de militantes comunistas, a Comissão Política Municipal do PCdoB, reunida nesta quinta-feira, 16 de novembro, aprovou a seguinte nota:




Sobre os acontecimentos envolvendo o Comitê dos Trabalhadores em Telemarketing



Em face às tentativas de alteração e golpe na Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, a Direção Municipal do PCdoB de São Paulo, vem por meio desta conclamar os filiados e militantes do Partido a defender o mandato legítimo do Presidente e da Diretoria do Sindicato, conquistados na eleição de abril de 2005. Este importante mandato sindical tem sido um instrumento de luta em defesa dos trabalhadores desta categoria, sendo que os militantes do Partido buscam através de seu Comitê de Categoria construir uma correta orientação política para a ação no sindicato. Esta orientação é fruto de um longo processo de debates, que contou com a realização de uma Conferência Extraordinária do referido Comitê e com diversos debates com os militantes dessa categoria e nas instâncias de Direção Municipal do Partido.



Conclamamos ainda os militantes a reforçar a campanha salarial em curso e a defender as reivindicações da categoria por aumento salarial e por melhores condições de trabalho, já que ainda está em julgamento na Justiça do Trabalho a pauta de reivindicações da categoria, em dura disputa com o Sindicato patronal.



Informamos também que, em conformidade com o Estatutos do PCdoB, foi aberto por decisão da Comissão Política Municipal, processo na correspondente Comissão de Controle para apurar as responsabilidades das militantes Valmira Luiza da Silva e Adriana Santiago em: a) violação de disciplina partidária; b) ação caluniosa em relação ao Partido e seus dirigentes; c) descumprimento dos deveres militantes na ação junto aos movimentos de massas. A Comissão de Controle deverá cumprir as determinações e os prazos estatutários e apresentar suas conclusões ao Comitê Municipal do PCdoB.




São Paulo, 16 de novembro de 2006
A Comissão Política Municipal do PCdoB de São Paulo