Correa diz que Noboa quer transformar Equador em sua fazenda

O candidato da esquerda à presidência do Equador, Rafael Correa, pediu nesta quinta-feira (23/11) o voto dos eleitores indecisos, para evitar que seu adversário, o magnata Alvaro Noboa, “transforme o país em sua fazenda”.

Correa, que tem o apoio do presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que nesta eleição “há muita coisa em jogo: a permanência da pátria ou sua transformação em uma fazenda do homem mais rico do Equador”.



Em entrevista a emissoras de TV, o candidato da Aliança País afirmou que sua equipe redobrou os esforços para “evitar uma fraude”, como a que ocorreu no primeiro turno, no dia 15 de outubro, quando foi superado por Noboa.



“É obrigação de todos tomar conta de seu voto. Estamos disponibilizando um número anticorrupção para que os eleitores possam denunciar imediatamente as irregularidades”, frisou Correa.



“Temos um resultado incerto, porque há 20% de indecisos em todas as pesquisas, e ninguém sabe quem vai vencer no final”, comentou.



Guerra civil
Noboa, por sua vez, tem dito que Correa levará o Equador a “uma guerra civil, com suas idéias de extrema-esquerda”.



Segundo o candidato da direita, as políticas estatizantes e a proposta de convocar uma Assembléia Constituinte vão trazer o caos para o país. “Será criada uma situação que terminará em sérios problemas, que poderão resultar em mais um presidente deposto de seu cargo”, afirmou.



Somente nos últimos dez anos, o Equador teve oito presidentes, cenário que contribui para que grande parte de sua população demonstre total descrédito em relação à política e aos políticos.