Crise da Saúde pode derrubar secretário

A crise na saúde leva a imprensa tocantinense a especular sobre a substituição do secretário dessa pasta. O governador Marcelo Miranda (PDMB) teve presença destacada no encontro dos governadores eleitos com o presidente Lula. São alguns dos destaques d

Jornal do Tocantins


Lula com governadores O governador Marcelo Miranda (PMDB) participou do almoço com Lula em Brasília. Foram debatidas questões comuns a todos os Estados como saúde, educação e, principalmente, a necessidade de investimentos. “Essa reunião mostra que está havendo um amadurecimento político e administrativo. O presidente deixou claro que quer olhar para frente, trabalhar com todos nós, independente da ideologia”, afirmou Miranda. Estavam presentes os governadores eleitos da Bahia, Jacques Wagner; do Maranhão, Jackson Lago; do Pará, Ana Júlia Carepa; do Mato Grosso, Blairo Maggi; do Ceará, Cid Gomes; do Espírito Santo, Paulo César Hartung Gomes; do Piauí, Wellington Dias; do Rio Grande do Norte, Wilma Faria; do Sergipe, Marcelo Deda; do Amazonas, Eduardo Braga; de Rondônia, Ivo Cassol; do Acre, Binho Marques; Mato Grosso do Sul, André Piccinelli; do Amapá, Antônio Waldez Góes; os vice-governadores do Paraná, Orlando Pessuti e de Pernambuco, João Lyra; além da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.


 


Nanicos pedem fim da cláusula de barreira Representantes do PCdoB, PSOL e PV estiveram no Supremo Tribunal Federal para reafirmar o pedido de inconstitucionalidade de parte da lei que criou a cláusulade barreira. Eles conversaram com a presidente do STF, ministra Ellen Gracie, e com os ministros Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso. Está marcado para o próximo dia 7 o julgamento de duas Ações Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a cláusula de barreira, que tramitam no Supremo desde 1995.


 


 


Substituição na Saúde Está cogitado para assumir a Secretaria Estadual da Saúde o deputado licenciado Walfredo Reis (MD). Ele é próximo do Governador, contribuiu para a reeleição de Marcelo e ainda teria o apoio da classe.


 


Quitação da dívida da Saúde em 2007 A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) propôs pagar este ano apenas 40% do valor devido aos fornecedores de medicamentos, serviços e materiais hospitalares. O restante ficaria para 2007. Ao mesmo tempo, teria ameaçado não pagar nada se não continuarem a entregar os produtos. A informação foi dada pelo representante da Saldanha e Rodrigues, Kariello Coelho, que se recusa a fornecer sem a quitação da dívida. Ainda ontem, o Sindicato dos Médicos (Simed) entregou ao Ministério Público Estadual (MPE) o pedido de inspeção da aplicação dos recursos públicos na área da saúde, tanto no tesouro estadual quanto da União.


 


Deputados x promotor Vários parlamentares estaduais não concordam com a Ação Civil Pública, ajuizada pelo promotor de Justiça do Patrimônio Público Marcelo Santos Teixeira. O promotor requer que os deputados devolvam o dinheiro recebido por convocações extra durante o período eleitoral, quando os parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado reduziram as sessões ordinárias da Casa de quatro para apenas uma por semana. O líder do governo na Assembléia, Palmeri Bezerra (PMDB), tem a opinião de que se trata de um processo natural, apesar de dizer que se foi feita a convocação extra, esta foi dentro da legalidade. Raimundo Moreira (PSDB) disse que tudo deve caminhar dentro da lei. “Se provar que foi ilegal tem que devolver. É preciso julgar isso dentro da legalidade”, ressalta.


 


Aprovado requerimento ao prefeito O vereador Rilton do PT, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, conseguiu a aprovação de requerimento ao prefeito Raul Filho (PT) para a realização de audiência pública sobre o Plano Diretor de Palmas. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Eduardo Manzano, deverá comparecer à Câmara Municipal de Palmas, na próxima semana, para explicar o projeto aos vereadores.


 


Vereador do PT de Muricilândia é preso O vereador Francisco Andrade Neto (PT), 52 anos, foi preso ontem. Neto é acusado de matar Adeilton João dos Santos, há cerca de três meses, naquela cidade, e de outro homicídio, também em Muricilândia, há cerca de dois anos. Foi liberado algum tempo depois e responde processo em liberdade


 


Desapropriação mais perto de sair do papel A minuta dos decretos de desapropriação das terras da Mata Alagada, no município de Lagoa da Confusão, a 232 quilômetros de Palmas, chegou ao Ministério da Justiça para análise. Segundo a assessoria do órgão, não há uma previsão de quando ela será encaminhada para a assinatura do presidente da República.


 


PM forma 509 novos soldados A Polícia Militar do Tocantins integrará hoje 509 soldados aos quadros da corporação. Os policiais, aprovados no último concurso da instituição, receberão o diploma de conclusão do curso de formação que os habilita a atuar junto à comunidade.


clebertoledo.com.br


 


Reunião da bancada federal A bancada federal do Tocantins se reuniu nesta quinta-feira na Sala da Liderança do PL, no Congresso Nacional, para discutir as emendas ao Orçamento Geral da União, que devem ser apresentadas até terça-feira. A reunião ocorreu em ritmo de tranqüilidade, sob a coordenação do senador João Ribeiro (PL), com a ausência apenas do senador Eduardo siqueira Campos (PSDB) e dos deputados federais Eduardo Gomes (PSDB), Pastor Amarildo (PSC) e Homero Barreto (PTB). As emendas sugeridas foram dos projetos São João e Sampaio, a Eclusa de Lajeado e a Ferrovia Norte-Sul. Também foram definidas como prioritárias emendas para os assentamentos rurais, infra-estrutura turística de municípios e patrulhas moto-mecanizadas. Será realizada na terça-feira uma nova reunião com toda a bancada para fechamento das emendas.


 


Dinheiro da Saúde foi gasto na campanha Para o deputado estadual Cacildo Vasconcelo (PP), o dinheiro destinado ao setor foi gasto na campanha eleitoral de Marcelo Miranda (PMDB). Cacildo classificou o atual momento da saúde tocantinense como “uma calamidade”. Ele contou que sabe de doentes que viajaram de Arraias, no Sul do Estado, até Palmas e tiverem de retornar sem receber atendimento. O deputado anunciou que a UT deverá fazer um requerimento ao Ministério da Saúde solicitando uma auditoria na saúde do Estado.


 


Ministro das Cidades recebe Valderez e Lázaro O ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, recebeu quinta-feira a prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco (PL), e o deputado federal eleito Lázaro Botelho (PP). A prefeita reivindicou a aprovação dos projetos enviados pela prefeitura e também o atendimento das emendas parlamentares destinadas a Araguaína. Valderez agradeceu as parcerias do ministério com a prefeitura, que têm possibilitado a execução das obras de revitalização da Avenida Cônego João Lima e a pavimentação asfáltica de ruas em diversos bairros da cidade.


 


Secretária recebe prêmio no Rio de Janeiro A secretária do Trabalho e Ação Social do Tocantins, Valquíria Rezende, recebeu, no Rio de Janeiro, prêmio concedido pela Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social (Cipis) com o mérito “Medalha a la Integración Simon Bolívar”. Trata-se de um reconhecimento pelas políticas sociais desenvolvidas pela gestão de Valquíria Rezende na Setas.