Nova pesquisa indica virada de Correa no Equador

O nacionalista Rafael Correa assumiu a liderança da disputa presidencial no Equador, segundo a pesquisa do instituto Cedatos-Gallup Internacional, divulgada nesta sexta-feira (24/11), a dois dias do segundo turno.

Considerando os votos válidos, Correa aparece com 52%, contra 48% do empresário liberal Alvaro Noboa, segundo a pesquisa, realizada com cerca de 4.450 pessoas.



Como a margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, apesar da vantagem numérica de Correa.



Pesquisa divulgada pelo instituto no dia 15 de novembro mostrava o placar invertido. Noboa (um dos homens mais ricos da América Latina) liderava com 52%, enquanto Correa aparecia com 48%.



Mais cedo, nesta sexta-feira, um relatório do banco Credit Suisse dizia que uma pesquisa Cedatos-Gallup mostrava Correa com 42% das intenções totais de voto, enquanto Noboa somava 40%. Os eleitores indecisos eram 17 por cento.



No primeiro turno, a vantagem de Noboa sobre Correa era de quatro pontos percentuais. Apesar das últimas pesquisas, os analistas do país não se arriscam a apontar o vencedor, em virtude da grande quantidade de eleitores indecisos.