Quilombo recebe sistema de água

Comunidade de 35 famílias de Gravataí será beneficiada. Parte das casas passa a ter banheiro

Uma cerimônia realizada na comunidade quilombola Manoel Barbosa, em Gravataí, no sábado, marcou a inauguração do sistema de abastecimento de água para 35 famílias. A solenidade também encerrou o ciclo de oficinas do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/RS). Promovido pela coordenação regional do órgão, o evento teve apresentações culturais, incluindo a presença de autoridades e integrantes da comunidade, além da atriz Zezé Motta e da cantora Sandra de Sá, que trocaram diversas experiências com os moradores da região.


 


Conforme o engenheiro da Funasa Clóvis Kurtz Galery, por meio do Sistema de Abastecimento de Água e do programa Melhorias Sanitárias Domiciliares do governo federal, em parceria com o Banco Mundial, a comunidade foi beneficiada com a instalação de módulos sanitários e da rede de água potável. Ele explicou que a obra durou sete meses e custou cerca de R$ 250 mil. Das 18 casas do quilombo, 14 passam a ter banheiros. O programa também beneficiou mais duas comunidades no RS, em Porto Alegre e Cachoeira do Sul. No total, nessas três comunidades, a Funasa e o Banco Mundial investiram R$ 1,58 milhão, com benefício para mais de 200 famílias. 'As obras que foram feitas aqui provocaram o retorno de famílias que haviam deixado o local', comentou Galery.


 


Segundo o diretor nacional da Funasa, Williames Pimentel de Oliveira, o objetivo do órgão é desenvolver ações para as comunidades mais carentes na área de saneamento. 'Nossa meta é resgatar a dignidade e a condição de vida de comunidades até 30 mil habitantes e dar mecanismos para que elas evitem doenças.' Para a líder da comunidade, Denise Fátima da Silva Ireno, a ação da Funasa mudou a vida das famílias. 'Um agricultor de 75 anos tinha que ir, após o trabalho, buscar água nas fontes. Agora não há mais esse problema. Ainda bem que o projeto não ficou apenas no discurso', afirmou.


 


CPOVO NET