Rio, Campos e Petrópolis dão prosseguimento aos cursos do PCdoB
No mês de novembro, os comitês municipais de Campos e Petrópolis deram prosseguimento ao curso de “Iniciação ao estudo do marxismo-leninismo – Noções gerais sobre o socialismo científico”. O Rio segue com o curso sobre o Manifesto Comunista.
Publicado 29/11/2006 20:51 | Editado 04/03/2020 17:06
Petrópolis
Em Petrópolis, 30 pessoas passaram pelas primeiras aulas do curso de formação, realizado na Escola Fábrica do Saber, que começou no dia 15 com a aula sobre “Origem e Desenvolvimento da Sociedade” ministrada por Jorge Barreto, presidente municipal do PCdoB/Rio. No dia 18, Paulo Bretas deu a aula sobre “Dinâmica do modo de produção capitalista” e no dia 19 foi a vez de Severino Marcos abordar “Concepção de mundo materialismo-dialético histórico”. O curso continuará nos dias 13 e 14 de janeiro de 2007.
Destaca-se a participação expressiva de dirigentes partidários, da juventude e pessoas da área de educação.
Campos
Em Campos, o curso começou no dia 15 de novembro. A primeira aula teve como tema a “Concepção de mundo materialismo-dialético histórico” com o camarada Severino Marcos. A segunda aula ocorreu no dia 19 com o secretário estadual de Formação e Propaganda do PCdoB/RJ, Marcos Oliveira, sobre “Origem e Desenvolvimento da Sociedade”. No dia 25, o tema foi “Dinâmica do modo de produção capitalista” com o secretário estadual de Organização do PCdoB/RJ, Uirtz Sérvulo.
As duas últimas aulas serão nos dias 8 e 9 de dezembro. Os temas serão: “Socialismo como necessidade histórica”, “Concepção, história e luta do Partido Comunista”. O curso em Campos aconteceu no Sindicato dos Professores, que recebeu cerca de 10 pessoas entre dirigentes partidários, sindicalistas e membros da UJS.
As aulas contaram com uma grande dedicação dos participantes, que aprofundaram o debate.
Rio de Janeiro
A última aula do curso no Rio sobre o Manifesto Comunista será no dia 6 de dezembro, das 19h às 21h. O curso será no auditório do Sindicato dos Correios (Av. Presidente Vargas, 502, 14º).
Segundo Marcos Oliveira, “a experiência tem sido positiva nesses três municípios. Quando as direções encampam este compromisso há um amplo respaldo e interesse da militância e dos quadros do Partido. No curso foram distribuídas apostilas, onde está incluído o Manifesto Comunista e que será tema do próximo curso”.
Niterói
Na primeira quinzena de janeiro será a vez de Niterói realizar o curso.