Luta pela libertação dos cinco heróis cubanos tem comitê na Bahia

O Comitê Baiano pela Libertação dos Cinco Heróis Cubanos presos nos EUA foi fundado no dia 29/11, em ato político realizado à noite, no auditório da OAB, em Salvador. A iniciativa é  da Associaçã

O presidente da ACJM, seção Bahia, Deoclides Cardoso e o coordenador do Cebrapaz/Ba, Antônio Barreto dirigiram o evento que contou com  representação da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB); da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa;da CUT Nacional e de vários sindicatos; do Grupo Tortura Nunca Mais; dos partidos políticos: PCdoB e PDT; da Igreja Batista de Nazaré; do Instituto Opinio Iuris; do Instituto de Altos Estudos Rômulo Almeida; do Centro Integrado de Formação Loreta Valadares; do grupo  Poetas de Rua/Unid; da Associação de Artistas do Pelourinho da Unegro; da União da Juventude Socialista; e da Faculdade de Comunicação da Ufba.   



 


O advogado Jeferson Braga, antigo militante da causa dos direitos humanos e organizador do livro Os Cinco Heróis Prisioneiros do Império, editado pela Anita Garibaldi, foi aclamado presidente do Comitê recém criado. Ao falar, Jeferson  fez um relato sobre a prisão, julgamento e atual a situação dos cinco cubanos.



 


“Para mim é uma grande honra ser convidado para a inauguração do comitê pela libertação dos nossos heróis, é algo muito importante, não só para a Cuba, mas para toda humanidade”, disse o ex-vice-ministro cubano, Tirson Saenz.



 


No evento, o professor Tirson Saenz falou especialmente sobre os cinco primeiros anos da revolução cubana e a participação de Che. Ele destacou aspectos técnicos, humanos e de dirigente revolucionário ainda desconhecidos do grande público e que estão detalhados no seu livro lançado na ocasião: O Ministro Che Guevara – testemunho de um colaborador. Uma sessão de autógrafos ocorreu ao final do ato.



 


A primeira reunião do Comitê acontecerá no dia 7 de dezembro, às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador,  quando se discutirá a organização do Dia Internacional de Luta pela Libertação dos Cinco Heróis que acontece neste 12 de dezembro. Além disso, será aprovado um modelo de carta individual e coletiva que serão endereçadas ao Procurador Geral dos EUA exigindo a libertação dos cinco heróis presos ilegalmente.