Nova TV da Al Jazira alcança 80 milhões no mundo

O Al Jazeera English, novo canal internacional de notícias em inglês, da rede te TV com sede em Catar, começou neste sábado a programação a partir de seus estúdios centrais, em Doha. A programação de abertura, que se acreditar ter chegado a 80 mi

A Al Jazera ambiciona se tornar o canal de referência para eventos do Oriente Médio, tendo instalado estúdios também em Kuala Lumpur, na Malásia, Londres e Washington. A rede de TV, que completou dez anos em novembro, considera que “revolucionou a mídia no Oriente Médio”, mas admite que “também provocou controvérsia”.



A rede adota o padrão editorial do Ocidente mas mantém uma independência que incomoda tanto os Estados Unidos e Israel como os regimes conservadores da região. Conquistou um público que vai dos cidadãos árabes comuns a membros da resistência palestina e da iraquiana. Sua cobertura sobre o Iraque ocupado, porém, tornou-se mais restrita devido a dificuldades para a atuação de seus antes numerosos correspondentes.



Lançamento “sem precedentes”



Wadah Khanfar, diretor geral da rede, disse, logo antes da primeira transmissão: “Nosso ponto de partida é mais que o dobro da meta original que nos colocamos. Isto não tem precedente na indústria de comunicação. Nenhum outro canal de notícias partiu de um número tão elevado de telespectadores no mundo.”



“Continuaremos a potenciar estes números após o lançamento e visaremos extandir consideravelmente nosso alcance. Este é mais um reflexo da força da Al Jazira”.
Além das versões a cabo e via satélite, o canal estará disponível na internet, em IPTV, ADSL e celulares.