Hospitais em crise
Continua a crise na área da saúde no Estado e estudantes realizaram manifestação temendo seresm deslocados da escola por causa de reforma. Leia a resenha feita por Carlos Pompe
Publicado 08/12/2006 11:25 | Editado 04/03/2020 17:23
Jornal do Tocantins
Crise no HGP O Hospital Geral de Palmas fechou na última quarta-feira todo o segundo andar, alegando que havia baixa ocupação para especialidades instaladas no local. Segundo o Simed, a medida teria reduzido ainda mais a capacidade de atendimento. Os medicamentos começaram a ser entregues, mas o abastecimento ainda não foi totalmente normalizado. Já no Hospital de Referência de Araguaína, a UTI teria funcionado esta semana com apenas um leito. De acordo com o diretor clínico Max Saldanha Athayde, faltavam desde seringas a lâminas de bisturi. A previsão era de que outros três leitos da UTI fossem reativados ontem.
Marcelo e equipe embarcam hoje para os EUA O governador disse que sua viagem ao Estados Unidos será para buscar recursos e parceiros para assuntos relacionados à infra-estrutura e recursos hídricos do Tocantins. Marcelo irá se encontrar, em Washington D.C., com representantes dos bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento (BID). O retorno do governador está previsto para o dia 14.
Preconceito violento Nesta manhã acontece a inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos GLBT de Palmas, que vai atender gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros que forem vítimas de violência, homofobia ou quaisquer tipos de preconceito.
Negry preside o TJ Com seis votos a cinco, o desembargador Daniel de Oliveira Negry foi eleito na tarde de ontem como o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, biênio 2007/2008. Negry prometeu manter o trabalho da atual presidente, desembargadora Dalva Magalhães, priorizando a estruturação do poder judiciário no Estado, e disse que o V concurso para juiz substituto deverá ser concluído no ano que vem, com a aplicação das provas.
STJ arquiva representação O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, determinou o arquivamento da Representação Criminal nº 322-TO, apresentada contra os desembargadores Liberato Póvoa, Antônio Félix e Amado Rosa. A representação alegava que os três desembargadores teriam praticado crime contra a honra do Poder Judiciário, na última eleição da diretoria do TJ, em dezembro de 2004.
Alunos permanecerão no CEM Os alunos do Centro de Ensino Médio de Palmas (CEM) fizeram um novo protesto na manhã de ontem. O grupo seguiu pela Avenida JK em passeata e se alocou na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) onde foram recebidos em reunião. Desta vez, os alunos e professores queriam um documento que oficializasse a informação divulgada, no último dia 5, pelo assessor jurídico da Seduc, Evandro Borges, de que eles poderiam permanecer no CEM durante a reforma do prédio.
Aprovada verba de US$ 80 mi à Celtins Um empréstimo de US$ 80 milhões foi aprovado na última quarta-feira pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a concessionária de energia elétrica do Tocantins (Celtins). O comunicado consta do site da instituição.
Palmas volta a registrar atrasos Chegadas e saídas de vôos ontem em Palmas também sofreram atrasos. Segundo informações obtidas junto às empresas, um dos vôos que deveria ter chegado às 11 horas, apenas aterrisou na Capital tocantinense às 17 horas. A saída de uma aeronave prevista para as 16h50 de ontem foi atrasada em uma hora, segundo as companhias. Apesar dos atrasos , a previsão das companhias, tanto para a saída quanto chegada de vôos, era de regularidade, ou seja, vôos dentro dos horários previstos.
clebertoledo.com.br
PT pode integrar governo O governador Marcelo Miranda (PMDB) sinalizou que o PT deve integrar o seu segundo governo, inclusive com participação no primeiro escalão. O governador salientou que o PT “não faltou com o governo em nenhum momento”. Elogiou os deputados estaduais petistas Solange Duailibe e José Santana, bem como o deputado eleito Manoel Queiros. Lembrou que mesmo nesta gestão a administração já conta com um petista no primeiro escalão, Ricardo Ayres, secretário estadual de Juventude. Contudo, Ayres se licenciou do PT quando assumiu o cargo. Na eleição deste ano, o PT, preterido da Aliança da Vitória, coligou com o PCdoB, do senador Leomar Quintanilha. No entanto, a maioria dos líderes petistas optou por desrespeitar a orientação partidária e, assim, respaldaram o projeto de reeleição de Marcelo. Marcelo venceu o pleito, enquanto Leomar fez pouco mais de 1% dos votos válidos.
Cleide disputa presidência da Câmara de Araguaína A vereadora Cleide (PRTB), disse: “Continuo candidata, mas tudo ainda está sendo discutido”. Ela afirmou que sua pré-candidatura é importante neste momento em que as mulheres vêm conquistando espaços e pelo fato de nenhuma representante da classe feminina ter tido ainda a oportunidade de presidir a Câmara de Araguaína.
Instituto do Câncer corre o risco de fechar as portas A informação é do representante do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Tocantins, Mário Benício dos Santos. Segundo ele, o Estado atualmente paga o aluguel do prédio onde está instalado o instituto, e esse convênio pode não ser renovado. “Isso é um meio caminho andado para o fechamento do instituto”, frisou. O representante da Associação Médica do Tocantins, Eduardo Franscisco de Assis Braga, disse que os hospitais estão em situação de “desabastecimento, sem investimento, sem estrutura e com crise de trabalho”. Segundo ele, se não houver uma intervenção “rigorosa e corajosa” do Poder Público, principalmente os hospitais filantrópicos também serão fechados.
Dional, o 5º candidato a presidente da ATM O prefeito de Aurora do Tocantins, Dional Vieira de Sena (PMDB), é o mais novo postulante ao cargo de presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). São candidatos também os prefeitos de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino da Silva (PMDB), de Pedro Afonso, Tom Belarmino (PDT), de Taipas, Joaquim Carlos de Azevedo (PFL), e de Alvorada, José George Walchet Neto (PMDB).