Socorro Gomes comandará secretaria de Direitos Humanos no Pará

A governadora eleita do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), anunciou ontem (13), durante evento no auditório do Banco da Amazônia (Basa), a composição do secretariado que governará o Estado do Pará no próximo mandato.

Entre os indicados para compor o executivo estadual está a deputada federal Socorro Gomes (PCdoB-PA), que assumirá a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos como indicação do Partido Comunista do Brasil. Segundo Leila Márcia, presidente do PCdoB paraense, a indicação de uma comunista para a pasta é uma iniciativa relevante pois o Estado é historicamente é marcado pelo trabalho escravo, pela violência no campo e pelo trabalho infantil e o PCdoB tem uma trajetória ligada às lutas contra estas situações. “Nesse sentido, a indicação do PCdoB nessa área é muito simbólica”, avalia Leila.


 


O Partido também ofereceu outros nomes à governadora para composição do governo, que são o da deputada estadual Sandra Batista, do ex-suplente de senador Roberto Martins e da liderança de São Félix do Xingu, Antônio Lima.


 


Programa de governo


 


A governadora eleita Ana Júlia ressaltou que o povo paraense elegeu a Frente Popular Muda Pará, baseado em um projeto de governo que tem como base a busca da qualidade de vida para homens e mulheres ao mesmo tempo em que lutará para implementar um modelo de desenvolvimento para o Estado respeitando o patrimônio que é a Amazônia.


 


O programa de governo, segundo a nova gestora do Pará, exigirá uma política ampla que busque a democratização da gestão ao mesmo tempo envolvendo a sociedade civil e os principais agentes do desenvolvimento, mudando assim a atual base produtiva.


 


Outra questão abordada por Ana Júlia foi a afirmação da marca desse novo governo que terá como base a gestão participativa e descentralizada.


 


Também na nova gestão serão extintas as secretarias especiais, pois para Ana Júlia, em seu governo não terá secretários de primeira e de segunda categoria, terá sim secretários que governem para o povo, baseado na  autonomia com responsabilidade e na integração com as políticas do governo federal.


 


Estiveram presentes no evento o deputado estadual Arthur Tourinho, que representou o PMDB; o presidente do diretório estadual do PSB, o ex-senador Ademir Andrade; a presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Leila Márcia; o presidente do diretório estadual do PRB, deputado eleito Roberto Santos; o presidente regional do PTN, Rubens Pacheco; além de varias lideranças parlamentares e do movimento social.


 


De Belém
Moisés Alves