Cuba lembra John Lennon com show e pintura gigante

Por ocasião do 26º aniversário de sua morte, o ex-beatle John Lennon foi lembrado em Cuba com um concerto público, que teve como cenário uma enorme pintura a óleo que retratava o músico britânico.

O espetáculo foi celebrado na noite de domingo (17/12) num palco montado ao lado do Instituto Cubano de Cinema (Icaic). Houve apresentações dos grupos Síntesis, Aceituna sin hueso, Mezcla, Viento solar e os Kents, aos quais se uniu a cantora mexicana Chila. O ministro da Cultura cubano, Abel Prieto, e o presidente do Icaic, Omar González, assistiram ao ato.


 


O quadro de Lennon – de mais de cinco metros de lado – é uma obra “monumental, trabalhada em óleo sobre tela e espátula”, disse seu autor, Waldo Saavedra. A composição tem, ainda segundo Saavedra, “48 peças isoladas e montadas, que se unem no estilo de um quebra-cabeça”.


 


Uma estátua de Lennon, inaugurada há seis anos pelo presidente Fidel Castro em uma praça de Havana, é objeto de veneração e carinho por parte de jovens que depositam flores e posam a seu lado para fotos.