Repercussão de Quintanilha no PMDB

A repercussão da volta do senador Quintanilha ao PMDB ocupou grandes espaços na imprensa tocantinense. Leia a resenha feita por Carlos Pompe 

Jornal do Tocantins


 


Leomar Quintanilha está de novo no PMDB


Mais um reforço ao PMDB. Na manhã de ontem, o senador Leomar Quintanilha, que, até então, era o presidente do PCdoB no Tocantins, assinou ficha de filiação ao PMDB, no gabinete do governador Marcelo Miranda (PMDB). O ato contou com a presença do presidente da Executiva regional do partido, deputado federal reeleito Osvaldo Reis, secretários e líderes peemedebistas, além do grupo de apoio ao senador que, assim como acompanhou Quintanilha quando ele foi para o PCdoB, deve se filiar ao PMDB.


“O homem é produto do meio”, lembrou Leomar da frase filosófica, quando indagado sobre as críticas que podem surgir sobre sua saída do PCdoB, já que ele havia dito, em oportunidades anteriores, que não tinha interesse em deixar o partido pelo qual disputou as eleições deste ano. “O homem precisa ser o resultado daquilo que a população quer e esse apelo é muito forte. Tenho que entender o anseio popular, é atendendo a expectativa popular”, emendou.


Quintanilha disse ainda que seu retornou ao PMDB partiu da iniciativa dos próprios peemedebistas. “Se fez o convite é porque confia e sabe que, quando teve a convivência comigo, eu sempre mantive um nível de lealdade inquestionável”, afirmou. Sobre a eleição para a Mesa Diretora do Senado, na qual, estando ele no PMDB, as chances do partido de se manter na Presidência daquela Casa são maiores, Quintanilha falou do seu bom relacionamento com a bancada peemedebista. “Sempre tive um relacionamento estreito com a bancada do PMDB no Senado, que disputa e vai disputar, com a minha contribuição, aquela Presidência.”


Repercussão
Osvaldo Reis disse que a saída de Quintanilha do PMDB, na época em que se iniciavam as discussões quanto à eleição estadual deste ano, foi lamentável ao partido pelo fato de, na opinião dele, o senador se tratar de “uma figura exponencial do Tocantins e um dos homens com relevantes serviços prestados ao Estado”. Reis disse ainda que o PMDB tocantinense precisa ter em seus quadros pessoas comprometidas com o desenvolvimento do Estado.


Por sua vez, o governador Marcelo Miranda (PMDB) disse que está muito feliz. “A minha presença junto ao presidente Lula para defender projetos do nosso Estado será importante e agora, com o reforço do senador Leomar no PMDB, vem culminar com o nosso desejo. Disputamos as eleições e nos respeitados e agora eu o recebo aqui no Palácio, que é a casa do povo, para que a gente possa discutir projetos do Estado”, acrescentou.


Trajetória partidária


Leomar Quintanilha ingressou na vida pública em 1988, pelo PFL.


Ingressou no PMDB pela primeira vez em 2003, iniciando uma luta com os caciques do partido pela sua direção. Depois de uma intervenção nacional, o senador foi colocado na presidência do diretório regional.


Quintanilha anunciou em 29 de setembro de 2005 que estava ingressando no PCdoB. As especulações sobre o seu reingresso no PMDB tiveram início ainda durante as eleições deste ano.


 


Agora é a vez do PMDB Ontem, Quintanilha disse que a recepção no Palácio Araguaia, onde houve sua filiação ao PMDB, foi calorosa, mas deu a entender que dará “um gelo” às possíveis críticas quanto a seu “vai e vem” partidário desde que chegou ao Senado. Ele, que foi eleito pelo PFL, tendo migrado para o PMDB e depois virado comunista ao ingressar no PCdoB, enfatiza que está novamente no PMDB a convite e não por oferecimento. Quintanilha disse ainda que, como senador da República, tem deveres com o Estado e com a população e, por isso, diz ser necessário apoiar o Estado, os tocantinenses e o governo escolhido por eles. Os peemedebistas mais antigos parecem não ver com bons olhos o retorno de Quintanilha ao PMDB, já que o vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva, o deputado federal eleito Moisés Avelino e o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedrosa, não estiveram presentes à filiação. O motivo oficial para a ausência de Paiva e Avelino é que estavam fora da cidade. Já Eudoro esteve no Palácio, mas só depois da filiação, tendo chegado exclusivamente para a reunião dos secretários com Marcelo Miranda. Este, sempre apostando no diálogo, ligou instantes antes da filiação de Leomar para os ausentes, que confirmaram apenas a impossibilidade de estarem presentes. Quem ganha com a chegada do senador ao PMDB é o governador Marcelo Miranda (PMDB), afinal, a partir de 2007 ele tem dois senadores aliados e ainda o senador João Ribeiro (PR), que apesar de não ser da base governista, parece estar disposto a compor com o Governo para ações de bem ao Estado.


“Sempre mantive um nível de lealdade inquestionável” Do senador Leomar Quintanilha (PMDB), que era do PMDB, foi para o PCdoB e voltou ao PMDB.


 


Nova União O evento de filiação ao Partido da República, organizado por João Ribeiro no início desta semana, mostrou que o senador está disposto a constituir no Estado uma espécie de Nova União do Tocantins (NUT). Com o apoio do deputado Darci Coelho (PP) e outras lideranças do Estado, Ribeiro filiou 22 prefeitos ao PR, que carrega o antigo número do PL, o 22. Foram mais de 100 vereadores filiados ao PR e a novidade é que outros oito prefeitos ingressarão muito em breve aos quadros da sigla, que contará já nos primeiros “momentos de vida”, 30 prefeitos tocantinenses. No evento de João Ribeiro, dois fatos curiosos. Um deles é que, em momento algum, qualquer pessoa citou publicamente o ex-governador Siqueira Campos e o senador Eduardo Siqueira Campos, ambos PSDB. O outro é que o deputado do PFL, Valuar Barros, deu uma passadinha por lá.                 


 


 


Contas rejeitadas não impedem diplomação A diplomação dos eleitos no Tocantins, realizada ontem no Tribunal de Justiça, em Palmas, ocorreu com algumas ressalvas, já que dez deputados e dois suplentes tiveram suas contas rejeitadas: os deputados estaduais Fábio Martins (PDT), Valuar Barros (PFL), Ângelo Agnolin (PFL), Josi Nunes (PMDB), Paulo Roberto (PFL), Júnior Coimbra (PMDB), Raimundo Palito (PP), Solange Duailibe (PT), Cacildo Vasconcelos (PP); o deputado federal João Oliveira (PSDB); o suplente de deputado federal Júnior Marzola (PFL) e o suplente de deputado estadual Toinho Andrade (PFL).


 


Benefícios irregulares no INSS O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou ontem mais um edital de suspensão de benefícios. No País são 83,9 mil aposentados e pensionistas que ainda não atualizaram seus dados cadastrais; no Tocantins, segundo o INSS, eles somam 473 benefícios de pessoas que não compareceram à rede bancária para atualizar os dados cadastrais.


 


Demanda por material de construção O grande número de construções em Palmas e nas principais cidades do Estado assim como ações de política habitacional dos governos estadual e federal estão provocando uma demanda reprimida junto às empresas ceramistas tocantinenses. A constatação foi confirmada ontem pelo tesoureiro do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas para Construção (Sindicer-TO), Edilberto da Silva Rocha. A demanda reprimida por produtos básicos, como tijolos e telhas – mas principalmente telhas, chegaria a 30%, segundo o tesoureiro do Sindicer. A produção de tijolos das indústrias do Estado é de mais de 25 milhões de peças por mês.


 


Mais de 3 mil cães sacrificados Três mil e setenta e seis cães foram sacrificados só este ano em Palmas por causa do calazar (leishmaniose visceral). A doença, que chega também ao homem através da picada do mosquito palha (Lutzomyia longipalpis), já vitimou 186 pessoas no Estado este ano. Em Palmas, que registrou 59 casos neste período, uma criança morreu no mês de março.


 


Rio Araguaia começa a subir no Norte As 13 coordenadorias regionais da Defesa Civil do Estado estão trabalhando no monitoramento de rios no Norte do Estado, principalmente, do Rio Araguaia. Devido às chuvas em Goiás e no próprio Estado o Rio Araguaia já começa a apresentar aumento no seu nível de água. É esperado que este ano chova mais do que em anos anteriores e cidades do Norte, como Araguatins, Xambioá e Tocantinópolis, por exemplo, voltarão a sofrer com os alagamentos.


 


clebertoledo.com.br


 


Filiação de Quintanilha ao PMDB A maioria dos deputados que compõem a base governista, entre eles o presidente da Assembléia, deputado César Halum (PFL), prestigiou, na manhã desta terça-feira, a filiação do senador Leomar Quintanilha ao PMDB. A solenidade aconteceu no gabinete do governador Marcelo Miranda (PMDB), no Palácio Araguaia, e contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais.


 


PCdoB e Quintanilha: sem mágoas O secretário-geral do PCdoB do Tocantins, Adriano Lima, foi comunicado na segunda-feira sobre a decisão do senador Leomar Quintanilha de deixar o Partido para voltar ao PMDB. “O senador me ligou para comunicar, conversamos e a saída dele ocorre sem mágoas dele com o partido, nem do partido com ele. O senador falou que pensou nas dificuldades que teria no PMDB, mas que havia também dificuldades no PCdoB”. Leomar também comunicou sua decisão ao presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e ao secretário nacional, Walter Sorrentino. “O senador se colocou à inteira disposição do Partido, bem como seu gabinete em Brasília”, disse Adriano Lima. Leomar era o presidente da Comissão Provisória do PCdoB do Tocantins. O vice-presidente é Luiz Carlos Orro, que hoje está em Goiânia. Assim, é Lima quem responderá pela legenda até que o Comitê Central, em Brasília, defina uma nova composição.



Governador valoriza Quintanilha
O presidente regional reeleito do PMDB-TO, deputado federal Osvaldo Reis, afirmou que o senador Leomar Quintanilha é um homem que tem “seu espaço não só no Tocantins, mas em todo o Brasil e em qualquer posição”. Em solenidade bastante disputada no Palácio Araguaia, na manhã desta terça-feira, em Palmas, o governador Marcelo Miranda abonou a ficha de filiação do senador. Leomar ressaltou: “Em respeito à decisão popular, eu tenho que apoiar o governo que o povo escolheu e o meu retorno ao PMDB é este compromisso de apoiar irrestritamente o governo”.  “Para o governo, é importantíssima a participação de mais um representante do povo tocantinense e nós recebemos o senador de braços abertos porque ele, como os outros senadores, João Ribeiro (PR) e Kátia Abreu (PFL), estará defendendo os interesses maiores de nosso Estado. Na parceria que temos com o governo federal é importante que nossos parlamentares possam reafirmar seus compromissos”, disse o governador Marcelo Miranda. Ele afirmou que sua relação com Quintanilha sempre foi de respeito. Quem também vai acompanhar o senador é a sua ex-candidata a vice-governadora durante as eleições, Zaira Miranda (PT). “Ele é meu líder político”, afirmou Zaira, que participou da solenidade de filiação de Leomar ao PMDB.


 


Cargo à disposição de Marcelo Todos os secretários de Estado e presidentes de autarquia colocaram o cargo à disposição do governador Marcelo Miranda (PMDB), durante reunião da equipe, no Palácio Araguaia. O governador ficou bastante emocionado com o gesto de seus auxiliares, que tem o objetivo de deixá-lo à vontade para formar sua equipe para o segundo governo. Nesta quarta-feira, às 7h30, o governador Marcelo Miranda fará um balanço das ações em seus quatro anos de governo. A prestação de contas será realizada no Hotel Rio Sono, em Palmas.


 


Diplomação dos eleitos O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) diplomou no final da tarde desta terça-feira o governador Marcelo Miranda (PMDB), a senadora eleita Kátia Abreu (PFL), deputados federais e estaduais eleitos e os suplentes, numa rápida solenidade no auditório do Tribunal de Justiça. Um dos destaques foi a troca de suplente da senadora eleita. O advogado Paulo Leniman deu lugar ao empresário Tobias José Carneiro.


 


Emancipação de Luzimangues O povoado de Luzimangues, localizado no município de Porto Nacional,  deve ser emancipado em breve. O desmembramento foi proposto pelo deputado Vicentinho Alves (PSDB), em regime de urgência.  


 


UFT recebe recurso do orçamento 2006 A Universidade Federal do Tocantins (UFT) obteve a liberação de R$ 4 milhões no orçamento da União para 2006.  O recurso é fruto da articulação do reitor da Instituição, Alan Barbiero, junto à bancada tocantinense, liderada pelo senador João Ribeiro.


 


Correio Braziliense


Casaca Durou pouco a militância do senador Leomar Quintanilha (TO) no PCdoB. Ontem, anunciou sua transferência para o PMDB, que passará a ter 20 senadores, três a mais do que o PFL. A troca de partido faz parte da estratégia para reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência da Casa.


 


claudiohumberto.com.br


Quintanilha se filia ao PMDB e Calheiros celebra O senador Leomar Quintanilha (TO) acaba de se filiar ao PMDB após deixar o PCdoB. Com isso, a bancada do senador Renan Calheiros (AL) atinge o número de vinte e consolida sua posição de partido com o maior número de senadores, ganhando o direito de indicar o próximo presidente da Casa. Na prática, essa filiação garante a reeleição de Calheiros para o cargo.