Sobral produz vinho de qualidade

Em Sobral, na zona norte do Ceará, já é possível apreciar um vinho totalmente produzido nesta cidade.

Sobral. Pouca gente sabe, mas Sobral, cidade encravada no semi-árido nordestino, possui plantação de uva destinada ao vinho, resultado da transferência de tecnologia com castas da região do Alentejo, em Portugal. É dessa plantação que, duas vezes ao ano, são colhidas uvas para produção do vinho experimental “Sobral”, projeto que pode atrair renda e desenvolvimento para a região. O “Vinho Sobral” é inteiramente produzido e engarrafado na zona norte, região com histórico no meio rural baseado na área da pecuária.


 



Produção


 



De acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Joaquim Torres, as uvas produzidas, entre as quais Cabernet Sauvignon e Aragonez, resistem bem ao clima da região. “A uva é um exemplo de cultura que está se dando muito bem aqui. Ela foi introduzida e avaliada, desde 1998, para produção de vinho, tanto tinto como branco. São dois hectares e meio de plantação, de onde se tiram quatro mil litros ao ano, dois mil por safra”.


 


Como se trata de um vinho experimental, a circulação deste produto está girando em torno do marketing de relacionamento da Prefeitura, de eventos como Exponorte e Agrinorte, eventos de turismo e, as poucas vendas, são feitas para visitantes que querem levar como lembrança da cidade.


 


“Para atingir melhor qualidade do vinho, as castas tintas e brancas são misturadas. Há cerca de dois anos, o vinho branco atingiu o ponto. Mas o tinto ainda se mostra ´encorpado´. São análises sensoriais, gustativas, olfativas, por meio de pessoas que visitam a vinícola, do feedback de experts e da correção feita pelo enólogo que vem duas vezes por ano de Portugal”.


 


Joaquim Torres adianta que o objetivo do projeto é atrair empresários que venham produzir em sistema integrado. “Hoje um hectare de uva para vinho gira em torno de R$ 28 mil. A cultura da uva, a exemplo do maracujá, está se tornando uma cultura itinerante. Hoje existe uva na região do Cariri, Sobral, Varjota, Petrolina, Garanhuns”, disse Torres.


 


De acordo com o secretário adjunto, “o clima quanto mais seco, quanto maior o número de horas/sol, melhor, porque a uva fica livre de algumas doenças. Nossa condição é excelente”. A adega-escola do Vinho Sobral tem capacidade para armazenar seis mil litros e possui laboratório equipado para realização de análises.


 


Fonte: Diário do Nordeste